Interpelar a literatura e viver a história:

experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de História e Literatura, Literacia Histórica, Temas Sensíveis, O Conto da Aia, Ensino de História, América Latina

Resumen

RESUMO: Este artigo tem por finalidade tecer uma reflexão crítica sobre o uso da Literatura como aporte no Ensino de História desde a discussão dos resultados do projeto de extensão intitulado “Entre páginas e memórias: O Conto da Aia como possibilidade para o ensino e aprendizagem em história”. Atentando-se para as condições de produção, circulação, recepção e atribuição de sentido da obra literária, o projeto intencionou incentivar a leitura crítica de obras literárias a partir da análise histórica do "O conto da Aia" de Margaret Atwood (1985) com o objetivo de levar estudantes da educação básica a pensar História com Literatura. Pretende-se, portanto, explorar as possibilidades da utilização da literatura nas aulas de História como um aporte para a compreensão crítica dos processos históricos e da abordagem de temas latentes e sensíveis do mundo contemporâneo. A  fim de ilustrar a produção e execução de metodologias investigativas que permitem interpretar o vivido a partir de um romance ficcional, evocamos a importância da tríade pesquisa, ensino e extensão que sustentou o projeto. Defendemos que a ficção especulativa de Atwood pode ser associada a temáticas de interesse social e histórico, que estão diretamente ligadas a habilidades e competências exigidas pela BNCC no campo das ciências humanas e sociais aplicadas que abrange a área de História no Novo Ensino Médio.

Citas

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Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Fortunato Pena, A. N., & de Noronha, G. C. (2024). Interpelar a literatura e viver a história: : experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4615