Entrevista: Dançando entre fronteiras: arte, identidade e tensões raciais na trajetória de uma antropóloga afro-latina nos Estados Unidos
Palavras-chave:
Imigração peruana, Identidade, Dança, Tensões raciaisResumo
Camila Daniel é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua no campo interdisciplinar entre a Sociologia e a Antropologia, desenvolvendo pesquisa e extensão em temas relacionados a fluxos migratórios e relações étnico-raciais nas Américas. Na sua tese de doutorado, desenvolveu um estudo sobre a mobilidade estudantil de peruanos no Rio de Janeiro. Atualmente, tem analisado a construção de identidades raciais em contextos migratórios, a construção de redes de solidariedade inter-racial e interétnica em contextos de arte-ativismo e a produção cultural de imigrantes latino-americanos como ação política no Brasil e no Estados Unidos. É também pesquisadora-ativista de danças populares afro-latinas e fala, nessa entrevista, sobre o papel da dança em sua trajetória como pesquisadora, trazendo ainda sua perspectiva em relação às tensões raciais pelas quais passou em seu trabalho de campo com os peruanos nos Estados Unidos e no Rio de Janeiro.
Referências
DANIEL, Camila. "MORENA": a epistemologia feminista negra contra o racismo no trabalho de campo. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.16, nov 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/60 . Acesso em 24 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).