Cartografias alternativas na narrativa argentina contemporânea:

La Villa, de César Aira, e La Virgen Cabeza, de Gabriela Cabezón Cámara

Autores

  • Josivânia da Cruz Vilela Universidade Estadual da Paraíba
  • Wanderlan Alves Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Narrativa argentina; ilha urbana; César Aira; Gabriela Cabezón Cámara

Resumo

Neste artigo, analisamos dois romances argentinos cujas narrativas apresentam territórios periféricos e sujeitos em permanente constituição de si, a saber: La Villa (2001), de César Aira, e La Virgen Cabeza (2009), de Gabriela Cabezón Cámara. Abordamos a noção periferia como ilha urbana nesses relatos, bem como as relações de afecção que surgem entre sujeito e território. Para isso, partimos do pensamento de Josefina Ludmer (2010) e da noção de ilha urbana. Desse modo, lemos e analisamos reconfigurações de vida de algumas personagens e territórios que se metamorfoseiam e que, pautados em meios e formas provisórias de existência, convidam a repensar práticas e concepções territoriais em textos literários das últimas décadas.

Palavras-Chave: Narrativa argentina; ilha urbana; César Aira; Gabriela Cabezón Cámara.

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

da Cruz Vilela, J., & Alves, W. (2023). Cartografias alternativas na narrativa argentina contemporânea: : La Villa, de César Aira, e La Virgen Cabeza, de Gabriela Cabezón Cámara . Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(1). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4161

Edição

Seção

Literatura argentina: novíssimos registros, vozes, geografias