O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica

Autores

  • Márcia Priscilla Castro Lana Universidade Federal de Ouro Preto / Professora da Prefeitura Municipal de Mariana http://orcid.org/0000-0002-0740-2892
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0003-1245-2648

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1733

Resumo

Atividades veem sendo elaboradas para auxiliar no ensino de conhecimentos e conceitos científicos com a associação de aulas expositivas, leitura de imagens e de textos de gêneros variados. Este artigo apresenta mais uma alternativa com a utilização de um jogo didático que pode ser adaptado a diferentes níveis de dificuldades (I, II e III) podendo ser aplicados na Educação Básica com a finalidade de proporcionar a professores uma ferramenta didática para o ensino de fotossíntese. O jogo é composto de um baralho colorido que contém os reagentes e produtos da reação de fotossíntese, presentes nas cartas amarelas, e também cartas de ação, vermelhas e verdes, que dão movimento à partida, Além de ser um instrumento para abordar o ensino de fotossíntese, o jogo abre possibilidades para o aprendizado de relações ecológicas como a competição, uma vez que há dentre as cartas de ação a possibilidade de retirar reagentes e produtos do oponente

Biografia do Autor

Márcia Priscilla Castro Lana, Universidade Federal de Ouro Preto / Professora da Prefeitura Municipal de Mariana

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto, tem experiência como professora de Ciências e de Biologia nos Ensinos Fundamental e Médio. Atuou como Tutora a Distância no curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil/UFOP. É professora efetiva de Ciências da Rede Municipal de Educação de Mariana/ Minas Gerais e foi professora efetiva da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Atuou como Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto

Fábio Augusto Rodrigues e Silva . Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar

Referências

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, Brasília, 2 versão revisada, 2016. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acessado em 14/05/2016.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, Ministério da Educação, 2008.

DINIZ, José Lucas de Almeida. Base nacional comum curricular: perspectivas dos docentes de ciências da natureza para o ensino aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2018, 60 p.

CAMPBELL, Mary K. FARREL, Shawn O. Bioquímica: volume 1, bioquímica básica. Thomson, 2007.

FERNANDES. Stephanne Marques Araújo. Et All. Baralho didático: temas de biologia para o Ensino Médio. Revista da SbenBio. N. 7, outubro, 2014, p. 6974-6983. Disponível em http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0008-1.pdf. Acessado em 16/05/2016.

GOMES, Carla Ribeiro de Paiva. O mistério no zoo: um jogo para o ensino de zoologia de vertebrados no ensino fundamental II. Revista da SBEnBio, n. 9, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AKFL44

GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação pública, v. 17, ed 7, abril, 2017. Disponível em: https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/17/7/jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias. Acessado em 31/03/2019.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva. N 14 (1), 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf. Acessado em 19/05/2016.

KAWASAKI, Clarice Sumi. BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Fotossíntese: um tema para o Ensino de Ciências? Química nova escola, nº 12, novembro, 2000. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf. Acessado em 14/05/2016.

MARTINS, Eliezer Alves. FERREIRA, Maira. Reformas curriculares para o ensino médio: perspectivas e proposições da Base Nacional Comum Curricular à área de ciências da natureza. Revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, v. 7, n.2, 2008.

MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas. Brasília, v. 8, n. 14, jan/jun. 2002, p.21-34. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6493/5248. Acessado em 20/05/2016.

PELIZZARI, Adriana, KRIEGL, Maria de Lurdes. BARON, Márcia Pirib. At al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista Pec, Curitiba, v.2, n1, p. 37-42, jul, 2002.

SOUZA, Suzani Cassiani. ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência & Educação. V. 8, nº 1, p. 97-111, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/08.pdf. Acessado em 14/05/2016.

ZUANON, Átima Clemente Alves. DINIZ, Raphael Hermano Santos. NASCIMENTO, Luiziane Helena. Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ciência e Tecnologia. V. 3, n. 3, setembro/dezembro, 2010, p. 49-59. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787. Acessado em:31/03/2019.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

14.10.2019

Como Citar

Lana, M. P. C., & Rodrigues e Silva, F. A. (2019). O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica. evista Eletrônica udus cientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1733