O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1733Abstract
Atividades veem sendo elaboradas para auxiliar no ensino de conhecimentos e conceitos científicos com a associação de aulas expositivas, leitura de imagens e de textos de gêneros variados. Este artigo apresenta mais uma alternativa com a utilização de um jogo didático que pode ser adaptado a diferentes níveis de dificuldades (I, II e III) podendo ser aplicados na Educação Básica com a finalidade de proporcionar a professores uma ferramenta didática para o ensino de fotossíntese. O jogo é composto de um baralho colorido que contém os reagentes e produtos da reação de fotossíntese, presentes nas cartas amarelas, e também cartas de ação, vermelhas e verdes, que dão movimento à partida, Além de ser um instrumento para abordar o ensino de fotossíntese, o jogo abre possibilidades para o aprendizado de relações ecológicas como a competição, uma vez que há dentre as cartas de ação a possibilidade de retirar reagentes e produtos do oponenteReferences
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, Brasília, 2 versão revisada, 2016. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acessado em 14/05/2016.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, Ministério da Educação, 2008.
DINIZ, José Lucas de Almeida. Base nacional comum curricular: perspectivas dos docentes de ciências da natureza para o ensino aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2018, 60 p.
CAMPBELL, Mary K. FARREL, Shawn O. Bioquímica: volume 1, bioquímica básica. Thomson, 2007.
FERNANDES. Stephanne Marques Araújo. Et All. Baralho didático: temas de biologia para o Ensino Médio. Revista da SbenBio. N. 7, outubro, 2014, p. 6974-6983. Disponível em http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0008-1.pdf. Acessado em 16/05/2016.
GOMES, Carla Ribeiro de Paiva. O mistério no zoo: um jogo para o ensino de zoologia de vertebrados no ensino fundamental II. Revista da SBEnBio, n. 9, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AKFL44
GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação pública, v. 17, ed 7, abril, 2017. Disponível em: https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/17/7/jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias. Acessado em 31/03/2019.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva. N 14 (1), 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf. Acessado em 19/05/2016.
KAWASAKI, Clarice Sumi. BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Fotossíntese: um tema para o Ensino de Ciências? Química nova escola, nº 12, novembro, 2000. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf. Acessado em 14/05/2016.
MARTINS, Eliezer Alves. FERREIRA, Maira. Reformas curriculares para o ensino médio: perspectivas e proposições da Base Nacional Comum Curricular à área de ciências da natureza. Revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, v. 7, n.2, 2008.
MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas. Brasília, v. 8, n. 14, jan/jun. 2002, p.21-34. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6493/5248. Acessado em 20/05/2016.
PELIZZARI, Adriana, KRIEGL, Maria de Lurdes. BARON, Márcia Pirib. At al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista Pec, Curitiba, v.2, n1, p. 37-42, jul, 2002.
SOUZA, Suzani Cassiani. ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência & Educação. V. 8, nº 1, p. 97-111, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/08.pdf. Acessado em 14/05/2016.
ZUANON, Átima Clemente Alves. DINIZ, Raphael Hermano Santos. NASCIMENTO, Luiziane Helena. Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ciência e Tecnologia. V. 3, n. 3, setembro/dezembro, 2010, p. 49-59. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787. Acessado em:31/03/2019.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).