RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2220

Resumo

O Ensino de Genética e Evolução é fundamental na Educação Básica, pois ambos estão relacionados com o nosso cotidiano. Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida por meio de duas atividades realizadas em turmas de diferentes escolas do município de São Gabriel, RS. A primeira atividade foi realizada em uma turma do 8º ano de uma escola privada de Ensino Fundamental e a segunda foi realizada em uma turma do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A primeira atividade consistiu na aplicação do “Jogo do DNA”, o qual abordava conceitos sobre Citologia e Evolução junto à história do DNA. A segunda atividade residiu no desenvolvimento da “Gincana da Evolução”, na qual havia sete tarefas relacionadas à teoria da Seleção Natural. Ambas obtiveram resultados satisfatórios, pois concebemos que as atividades interativas contribuem para a compreensão de conceitos de Genética e Evolução.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Travessas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Federal do Rio Grande (PPGBAC-FURG). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel com iniciação científica nas áreas de Ornitologia e Ecologia, integrante do Grupo de Observadores de Aves UNIPAMPA São Gabriel e monitora da disciplina de Fisiologia Vegetal. Além de ter sido bolsista de iniciação à docência do subprojeto de ensino e extensão PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Biologia.

Analía Del Valle Garnero, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Geneticista formada pela Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales (Universidad Nacional de Misiones - Argentina). Possui mestrado e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP - USP). Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Animal e Melhoramento Genético dos Animais Domésticos. Atuando na citogenética clássica e molecular de animais silvestres (vertebrados), principalmente, Aves. Atuou como coordenadora de Área do subprojeto Biologia do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - UNIPAMPA.

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Campus São Gabriel (2010). Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde). Integrante do Grupo Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (GPDEMAS/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na UNIPAMPA é Coordenador Substituto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Membro titular do Comitê Local de Gênero e Sexualidade; Membro suplente da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Comissão Institucional de Formação Educacional - CIFORME. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Educação de São Gabriel (representante dos trabalhadores em educação, docente, do Ensino Superior Privado ou Público). Atuou como Professor de Ciências e Biologia da rede estadual do Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2012 e 2013. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui interesse na área da Educação em Ciências, trabalhando principalmente com os temas de Educação em Saúde e Ensino de Biologia.

Referências

ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; NUNES, S. M. T. Gincana da cinética química: superando desafios no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 1, p. 105-122, jan./jun., 2018.

BADZINSKI, C.; HERMEL, E. E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.

BARNI, G. S. A importância e o sentido de estudar Genética para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Estadual de ensino em Gaspar (SC). 2010. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2010.

BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecology: from individuals to ecosystems. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesos em: 12 abr. 2020.

DARWIN, C. On the origin of species by means of natural selection or the preservation of favoured races in the struggle of life. 6a. ed., Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952.

DOBZHANSKY, D. Nothing in biology makes sense except in the light of evolution. The American Biology Teacher, v. 35, p. 35, 1973.

DUGATKIN, L. A. Principles of animal behavior. New York: W. W. Norton & Company, 2005.

EDMUNDS, M. Defense in animals: a survey of anti-predator defenses. Malden: Longman group limited, 1974.

KAMIL, A. C.; KREBS, J. R.; PULLIAM, H. R. Foraging behavior. New York: Plenum Press, 1987.

LONGO, V. C. C. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Caderno de Textos FCC, v. 35, p. 131-159, 2012.

MACEDO, L. O desenvolvimento psicológico do jogo e a educação. In: CARRETERO, M.; CASTORINA, J. A. (Orgs.). Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 135-155.

MOURA, J.; SOCORRO, M.; DEUS, M.; GONÇALVES, N. M. N.; PERON, A. P. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 34, n. 2, p. 167-174, jul./dez. 2013.

PEGORARO, A.; SOARES, L. G.; RIZZON, M. Z.; DAL MOLIN, E.; FERNANDES, F. M.; LOVATO, L. B.; CUNHA, G. F. A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 2, n. 2, p. 10-15, 2016.

PRADO, L. L. Jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica: pandemic e o ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 26-38, jul./dez. 2018.

RUTZ, K. P.; MARINHO, J. C. B.; SILVA, F. F. O trabalho pedagógico com situações- problema nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva construtivista. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 359-376, maio/jun. 2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23a. ed., São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, M. A. R.; LETA, J. Como DNA e proteínas são tratados nos livros didáticos do Ensino Médio? Ciência Hoje, São Paulo v. 38, n. 227, p. 64-67, 2006.

SILVA, M. R.; ANTUNES, A. M. Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de Genética: A aprendizagem por meio do lúdico. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 175-186, jan./jul. 2017.

SILVA, F. A. R.; LANA, M. P. C. O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 3, n. 01, p. 137-149, jan./jul. 2019.

TEMP, D. S.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. O ensino de Genética: a visão de professores de Biologia. Rev. Cient. Schola, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 83-95, jul. 2018.

ZAMBERLAN, E. S. J.; SILVA, M. R. O ensino de Evolução Biológica e sua abordagem em livros didáticos. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 187-212, jan./abr. 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências