EQUILIBRE: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2369Resumo
O desenvolvimento de recursos didáticos que auxiliem a aprendizagem de alunos com deficiência cognitiva é uma necessidade para a educação. Dentro deste contexto, este artigo desponta na contribuição de novas ferramentas didáticas para o ensino por meio de um jogo didático. O desenvolvimento e a aplicação deste jogo foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio que apresentam o transtorno de déficit de atenção, em uma escola pública do município de Maringá-PR, sendo utilizado para a aplicação do jogo o tema balanceamento de equações. Para a investigação dos benefícios do jogo didático, foram levados em consideração critérios como, o acompanhamento semanal dos alunos no projeto, que permitiu conhecer o perfil de cada um com relação ao transtorno e as vantagens e desvantagens encontradas na aplicação de jogos didáticos em alunos com déficit de atenção.
Referências
ALMEIDA, F. A. A Importância das aulas práticas de ciências para alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014
BALBINO, R. R.; CARNEIRO, L. H. X.; SILVA, M. D.; SOUZA, M. M.; PAULA, M. M. V.; SOUZA, F. F. Jogos educativos como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 3, p. 1-11, 2009.
BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade – TDA-H. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BORGES, C. J.; NEVES, L. O. R. O Lúdico nas Interfaces das Relações Educativas. Revista de Pedagogia, v. 6 n. 12, p. 1- 9, 2005.
BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lex: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lex: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jul. 2015.
BONADIO, R. A. A.; MORI, N. N. R. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: diagnóstico da prática pedagógica [online]. Maringá: Eduem, 2013.
CAVALCANTE, R. C. P.; Psicomotricidade: Uma estratégia de Intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH). 2007. 64 f. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, S. R. D. O Papel da Interação Social na Aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividades TDAH: O caso do CENEP – HC/UFPR. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92 – 98. 2012.
FERREIRA, M. E.; DENTE, E.; FERREIRA, B. LOUREIRO, M. Literacia científica e inclusão através da educação: caso de uma criança portadora de TDAH. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v.13, Enero, p. 153-168. 2015.
FOLQUITTO, C. T. F. Desenvolvimento psicológico e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GOMES, R. S.; MACEDO, S. H. Cálculo estequiométrico: o terror das aulas de Química. VÉRTICES, v. 9, n. 1/3. p. 149-160. 2007.
MAIA, M. I. R.; CONFORMTIN, H. TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação PERSPECTIVA. v. 39, n.148, p. 73-84, 2015
MALLMANN, C. S., Influência do jogo Reversi na memória de trabalho em alunos com diagnóstico de TDAH. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MOURA, L. T., SILVA, K. P. M., SILVA, K. P. M. Alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): um desafio na sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n.22, p. 1-7, 2019.
MIGLIATO FILHO, J. R.F., Utilização de Modelos Moleculares no Ensino de Estequiometria para alunos do Ensino Médio– Estequiometria. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998
RANGEL JR, E. B. Percepções acerca do papel da escola no desenvolvimento psicossocial de indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/TDAH. 2007. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
RODRIGUES, C. Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência. Nova Escola [online] 2009. Disponível em: <http://novaescola.org.br/conteudo/440/formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais>. Acesso em 30 de agosto de 2016.
ROHDE, L.A.; BARBOSA, G.; TRAMONTINA, S.; POLANCZYK, G. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: Atualização diagnóstica e terapêutica. Rev. Bras. Psiquiatr., v. 22. n. 2, p. 7- 11. 2004.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).