EQUILIBRE: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2369

Resumo

O desenvolvimento de recursos didáticos que auxiliem a aprendizagem de alunos com deficiência cognitiva é uma necessidade para a educação. Dentro deste contexto, este artigo desponta na contribuição de novas ferramentas didáticas para o ensino por meio de um jogo didático. O desenvolvimento e a aplicação deste jogo foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio que apresentam o transtorno de déficit de atenção, em uma escola pública do município de Maringá-PR, sendo utilizado para a aplicação do jogo o tema balanceamento de equações. Para a investigação dos benefícios do jogo didático, foram levados em consideração critérios como, o acompanhamento semanal dos alunos no projeto, que permitiu conhecer o perfil de cada um com relação ao transtorno e as vantagens e desvantagens encontradas na aplicação de jogos didáticos em alunos com déficit de atenção.

Biografia do Autor

Jaime da Costa Cedran, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química (Bacharelado (2004) e Licenciatura (2006)) pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na mesma instituição (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, atuando na área de Ensino de Química.

Débora Piai Cedran, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado (2007) e doutorado (2018) em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química.

Luana Zulli Silva, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Química Licenciatura (2017) e Mestrado em Química (2020) pela Universidade Estadual de Maringá. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Química (2014-2016) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2016-2017. Atuou na pesquisa na área de Físico-Química com ênfase no estudo sínteses e aplicações de nanopartículas metálicas de ouro e prata.

Andressa Della Riva, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2018-2020) na área de Química Inorgânica com ênfase em Nanomateriais para aplicações biológicas. Graduada em Química Licenciatura pela UEM (2013 - 2017). Bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) na área de físicoquímica com ênfase em Nanomateriais (2016-2017). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Química (2013 - 2016).

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Publicado

05.01.2021

Como Citar

Cedran, J. da C., Cedran, D. P., Silva, L. Z., & Riva, A. D. (2021). EQUILIBRE: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO. evista Eletrônica udus cientiae, 4(2). https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2369

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências