Esta é uma versão desatualizada publicada em 05.01.2021. Leia a versão mais recente.

LEITURAS DE UM POEMA CIENTÍFICO POR GRADUANDOS EM QUÍMICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DE REAÇÕES ESTÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2636

Resumo

Práticas envolvendo a arte podem ser um caminho na ampliação de sentidos e ressignificação da ciência. A partir da investigação da leitura de um poema com caráter científico realizada por licenciandos em química, este trabalho procurou compreender as percepções e reações estéticas suscitadas e suas implicações pedagógicas. Os dados, coletados por meio de uma atividade escrita de pós-leitura, evidenciaram reações estético-afetivas de primeira expressão, caracterizadas por serem imediatas e emocionais, e de segunda expressão, abarcando representações de sentimentos e imaginação. Três implicações pedagógicas podem ser estabelecidas: i) a potencialidade deste gênero textual em expandir a capacidade intelectual; ii) um processo de mediação leitora que considere às especificidades do gênero; iii) uma reação lúdico-afetiva engendrada pela vivência estética que pode mobilizar o pensamento imaginativo.

Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, atuando desde janeiro de 2017 como Tutor do PET Química. Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL de maio/2013 a julho/2016. Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química), atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas com foco nos seguintes temas: experimentação, recursos tecnológicos, analogias, leitura e escrita. Também tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, atuando principalmente em biolixiviação de minerais. Também tem interesse em estudos que busquem compreender a transposição, para a vida diária, de aspectos psicológicos e emotivos envolvidos com a prática de artes marciais.

Publicado

05.01.2021

Versões

Como Citar

Francisco Junior, W. E., & Leite, W. R. (2021). LEITURAS DE UM POEMA CIENTÍFICO POR GRADUANDOS EM QUÍMICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DE REAÇÕES ESTÉTICAS. evista Eletrônica udus cientiae, 4(2). https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2636

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa