Jogo geneticsy e a identificação genética de pessoas: eu também posso ser um CSI!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2668

Resumo

As histórias de investigação criminal e os testes de paternidade estão presentes em várias cenas cinematográficas, que chamam muito a atenção dos alunos. Essas cenas podem ser uma oportunidade para contextualizar o ensino da genética. Dessa maneira, neste trabalho descrevemos uma sequência didática desenvolvida com alunos do Ensino Médio, na qual se trabalhou a identificação genética de pessoas. Para tanto, foram utilizadas diferentes estratégias, entre elas, um jogo com histórias fictícias, nomeado de Genetiscy, em que os alunos deveriam atuar como investigadores. Os encontros foram feitos como grupos focais, sendo que a aprendizagem foi avaliada de forma contínua. Os alunos se mostraram bastante empolgados com o tema e conseguiram “desvendar os mistérios” propostos, nas falas deles: como um CSI! Referência a personagens que atuam como perito criminal em uma famosa séria televisionada. Dessa maneira, percebe-se que os alunos atribuíram significados pessoais ao que aprenderam, além de conseguirem aplicar o conhecimento em diferentes situações, sendo, portanto, indícios de uma aprendizagem significativa.  

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Paulo da Rocha, Instituto Federal do Paraná, Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. 

Laudiceia Caparros Soares, Instituto Federal do Paraná, Umuarama

Discente da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama

Jean Victor Nery

Mestrando em Sustentabiidade do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, Licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Elisangela Andrade Angelo, IFPR

Docente do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. Doutoranda em Ciências Biológicas (área de concentração: Biologia celular e molecular), mestre em Ciências de Alimentos, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas. 

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Paulo da Rocha, J. A., Caparros Soares, L. ., Nery, J. V. ., & Andrade Angelo, E. (2021). Jogo geneticsy e a identificação genética de pessoas: eu também posso ser um CSI!. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2668

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências