Um olhar químico sobre o minecraft: análise de possíveis obstáculos epistemológicos

analysis of possible epistemological obstacles

Autores

Resumo

A presença de jogos digitais entre estudantes está em constante crescimento, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Dessa forma, tais jogos podem conter conceitos científicos, integrados ao seu desenvolvimento, que acompanham também as ações do jogador. Desse modo, é necessária a análise desses games, para que seja possível identificar como esses conceitos são abordados, além de verificar se tais conceitos podem se tornar empecilhos ao processo de aprendizagem. Nesse intuito, foram analisados os conceitos de química que aparecem no jogo eletrônico Minecraft, com foco nos processos necessários para a liberação das conquistas diretamente ligadas ao fechamento do jogo. Por meio da Análise de Conteúdo, estabeleceu-se a relação entre a literatura e os conteúdos aparentes no game. Com esses dados, foi possível perceber as ocasiões em que os conceitos químicos foram mantidos ou deturpados, caracterizando-se, assim, como obstáculos epistemológicos, conforme o pensamento de Gaston de Bachelard. Foi possível apresentar um panorama da presença dos conceitos químicos e identificação dos obstáculos epistemológicos referentes ao ensino de Química dentro do modo sobrevivência de Minecraft.

Biografia do Autor

João Vinícius Bonfim de Gois, Instituto Federal do Paraná - campus Palmas

Licenciando em Química

Sandra Ines Adams Angnes Gomes, Instituto Federal do Paraná - campus Palmas

Professora do Colegiado de Química. Mestra em Química Orgânica.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Gois, J. V. B. de, Gomes, S. I. A. A., & Stadler, J. P. (2022). Um olhar químico sobre o minecraft: análise de possíveis obstáculos epistemológicos: analysis of possible epistemological obstacles. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 6(Contínuo). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3563