Um olhar químico sobre o minecraft: análise de possíveis obstáculos epistemológicos
analysis of possible epistemological obstacles
Resumo
A presença de jogos digitais entre estudantes está em constante crescimento, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Dessa forma, tais jogos podem conter conceitos científicos, integrados ao seu desenvolvimento, que acompanham também as ações do jogador. Desse modo, é necessária a análise desses games, para que seja possível identificar como esses conceitos são abordados, além de verificar se tais conceitos podem se tornar empecilhos ao processo de aprendizagem. Nesse intuito, foram analisados os conceitos de química que aparecem no jogo eletrônico Minecraft, com foco nos processos necessários para a liberação das conquistas diretamente ligadas ao fechamento do jogo. Por meio da Análise de Conteúdo, estabeleceu-se a relação entre a literatura e os conteúdos aparentes no game. Com esses dados, foi possível perceber as ocasiões em que os conceitos químicos foram mantidos ou deturpados, caracterizando-se, assim, como obstáculos epistemológicos, conforme o pensamento de Gaston de Bachelard. Foi possível apresentar um panorama da presença dos conceitos químicos e identificação dos obstáculos epistemológicos referentes ao ensino de Química dentro do modo sobrevivência de Minecraft.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).