Contribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturas
Resumo
Pesquisadores têm buscado por metodologias ativas para ajudar a promover autonomia e aprendizado dos estudantes. Desta forma, nosso trabalho tem o objetivo de elaborar e avaliar, na perspectiva da neurociência, um jogo didático na temática separação de misturas para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Utilizamos metodologia qualitativa e participaram do estudo cinco estudantes do sexto ano e o respectivo professor de ciências, de uma escola municipal de Contagem. As etapas iniciais do estudo incluíram o desenvolvimento e a aplicação-teste do jogo didático. A produção de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes. Na análise dos dados foram observados dois aspectos da cognição social proporcionados pelo jogo: cooperação e competição. O jogo possibilitou exercitar a atenção concentrada e despertou o interesse e o engajamento. Na entrevista, os estudantes expressaram que o jogo propiciou uma agradável experiência no ambiente escolar. O jogo mostrou-se como instrumento de ensino que auxiliou no estudo e aprendizagem do conteúdo de separação de misturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).