Contribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturas

Authors

Abstract

Researchers have been searching for active methodologies to improve autonomy and learning for students. Therefore, our study has the objective to elaborate and evaluate, from a neuroscience perspective, a didactic game for the study of mixing separation for students in the sixth year of Middle School. We used a qualitative methodology and five sixth-year students and their science teacher from a municipal school in Contagem participated in the study. The initial stages included the development and pilot application of the didactic game. The data collection occurred by semi-structured interviews with the teacher and students. In the data analysis, two aspects of social cognition were observed that were provided by game: cooperation and competition. The game made it possible to exercise concentrated attention and aroused interest and engagement. In the interview, the students expressed that the didactic game provided an experience in the school environment. The game proved to be a teaching tool that can help in the study and learning of mixing separation.

Author Biographies

Dayenne Godoy Pellucci Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFMG. Foi tutora em iniciativas da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino - Giz na UFMG. Tem experiência na atuação como tutora em EaD e é voluntária no Projeto intitulado "Integração UFMG e Ensino básico". Atualmente cursa pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Programa de Biologia Molecular e Fisiologia - Universidad de Valladolid (1997). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica com ênfase Neuroimunofisiologia, Atua principalmente na área da neuroinflamação em diferentes contextos inflamatórios (malária, obesidade, sepse, Esclerose Múltipla) , visando elucidar os mecanismo celulares ( interação leucócito-endotélio) e moleculares. Também atua nas linhas de pesquisa Neurociências e educação, e Ensino de Biologia por investigação. No âmbito da extensão, colabora em projetos na área de educação em saúde (Projeto nteragir), e coordena o Programa AGERE (Grupo de Ações educativas Relacionadas a Epilepsia), omqual visa conscientizar a população sobre a Epilepsia. Orientadora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG, e orientadora permanente dos Programa de Pós Graduação em Neurociências, e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ICB/UFMG) 

Santer Alvares de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, especialização em Educação a Distância, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Educação, ênfase em ensino de Ciências. Atualmente é professor de Ciências do Centro Pedagógico, Coordenador Pedagógico e Professor Formador no curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, Coordenador Pedagógico do Museu Itinerante Ponto UFMG, Coordenador Geral da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, Coordenador do Colegiado Especial da Escola de Educação Básica e Profissional da Pró-reitoria de Graduação da UFMG e outras frentes de trabalho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de ciências, formação de professores e popularização da ciência. 

Published

2022-12-27

How to Cite

Godoy Pellucci Maciel, D., Carvalho Tavares, J., & Alvares de Matos, S. (2022). Contribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturas. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 6(Contínuo). Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3647