Contribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturas

Autores/as

Resumen

Los investigadores han estado buscando metodologías activas para ayudar a promover la autonomía y el aprendizaje de los estudiantes. Por ello, nuestro trabajo tiene como objetivo desarrollar y evaluar, desde la perspectiva de la neurociencia, un juego didáctico para el estudio de la separación de mezclas para estudiantes del 6.º curso de Educación Primaria. Utilizamos una metodología cualitativa y participaron en el estudio cinco estudiantes del sexto de primaria y el profesor de ciencias de una escuela municipal de Contagem. Las etapas iniciales del estudio incluyeron el desarrollo y la aplicación de prueba del juego didáctico. La producción de datos se llevó a cabo a través de entrevistas semiestructuradas con profesores y estudiantes. En el análisis de datos, se observaron dos aspectos de la cognición social proporcionados por el juego: cooperación y competencia. El juego ha estimulado la atención focalizada y ha despertado el interés y participación de los estudiantes. En la entrevista, los estudiantes expresaron que el juego fue una experiencia placentera en el contexto escolar. El juego ha demostrado ser una herramienta didáctica que puede ayudar en el estudio y aprendizaje del contenido de separación de mezclas.

Biografía del autor/a

Dayenne Godoy Pellucci Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFMG. Foi tutora em iniciativas da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino - Giz na UFMG. Tem experiência na atuação como tutora em EaD e é voluntária no Projeto intitulado "Integração UFMG e Ensino básico". Atualmente cursa pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Programa de Biologia Molecular e Fisiologia - Universidad de Valladolid (1997). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica com ênfase Neuroimunofisiologia, Atua principalmente na área da neuroinflamação em diferentes contextos inflamatórios (malária, obesidade, sepse, Esclerose Múltipla) , visando elucidar os mecanismo celulares ( interação leucócito-endotélio) e moleculares. Também atua nas linhas de pesquisa Neurociências e educação, e Ensino de Biologia por investigação. No âmbito da extensão, colabora em projetos na área de educação em saúde (Projeto nteragir), e coordena o Programa AGERE (Grupo de Ações educativas Relacionadas a Epilepsia), omqual visa conscientizar a população sobre a Epilepsia. Orientadora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG, e orientadora permanente dos Programa de Pós Graduação em Neurociências, e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ICB/UFMG) 

Santer Alvares de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, especialização em Educação a Distância, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Educação, ênfase em ensino de Ciências. Atualmente é professor de Ciências do Centro Pedagógico, Coordenador Pedagógico e Professor Formador no curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, Coordenador Pedagógico do Museu Itinerante Ponto UFMG, Coordenador Geral da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, Coordenador do Colegiado Especial da Escola de Educação Básica e Profissional da Pró-reitoria de Graduação da UFMG e outras frentes de trabalho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de ciências, formação de professores e popularização da ciência. 

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Godoy Pellucci Maciel, D., Carvalho Tavares, J., & Alvares de Matos, S. (2022). Contribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturas. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 6(Contínuo). Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3647