Atividades lúdicas no ensino de química: perspectiva de professores sobre o tema

Autores

Resumo

O artigo apresenta pesquisa que buscou o conhecimento, o uso e a expectativa de docentes em relação às atividades lúdicas (ALs), destacando-se os jogos. As informações obtidas podem ser usadas na organização de material didático, em atividades de formação continuada, ou no desenvolvimento de jogos, focando estimular o uso de ALs no ensino de química. De abordagem qualitativa e objetivo descritivo, apresenta um estudo de caso envolvendo a aplicação de um questionário enviado a dezesseis docentes, contendo quinze perguntas divididas em dois blocos, visando: (i) identificar o perfil acadêmico e profissional dos participantes, e (ii) realizar um mapeamento do conhecimento, formação, interesse e experiência em relação ao uso de ALs. A análise das respostas indica que há uma demanda proveniente da carência de conhecimento dos participantes sobre atividades lúdicas, e que os jogos possuem potencial para serem mais explorados pelos professores nas aulas de química

Biografia do Autor

Adriana Ramos Pinheiro, Instituto Federal do Rio de janeiro

Mestre em Química Inorgânica pela UFRJ e graduada em Licenciatura em Química pela UERJ. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Rio de Janeiro. 

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Cardoso, S. P., & Pinheiro, A. R. (2023). Atividades lúdicas no ensino de química: perspectiva de professores sobre o tema . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3855

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa