Perfímica: um jogo didático para a revisão dos conteúdos de química orgânica
Resumo
O ensino voltado à transmissão de conhecimentos pelo professor conduz os estudantes à percepção da Química como uma ciência desinteressante e complicada de aprender. Entretanto, é possível suscitar o interesse pela Química por meio de estratégias de ensino como os jogos didáticos, que possibilitam a participação ativa dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar o jogo didático Perfímica para abordar conteúdos de Química Orgânica com estudantes dos cursos técnico em Química e em Informática de uma escola pública federal em Gaspar/SC. O Perfímica é uma adaptação do jogo Perfil da Grow® e, durante a aplicação, os estudantes mostraram-se receptivos e dedicados. Ao término das atividades, os estudantes responderam um questionário sobre o jogo. Em síntese, os estudantes avaliaram positivamente o trabalho em grupo, a interação entre os colegas e a dinâmica do jogo. Assim, foi possível concluir que o jogo Perfímica cumpriu sua intencionalidade, ao equilibrar as funções lúdica e educativa, proporcionando aos estudantes interesse e motivação para a participação sem que o conteúdo fosse esquecido ou menosprezado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).