Perfímica: um jogo didático para a revisão dos conteúdos de química orgânica

Autores

Resumo

O ensino voltado à transmissão de conhecimentos pelo professor conduz os estudantes à percepção da Química como uma ciência desinteressante e complicada de aprender. Entretanto, é possível suscitar o interesse pela Química por meio de estratégias de ensino como os jogos didáticos, que possibilitam a participação ativa dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar o jogo didático Perfímica para abordar conteúdos de Química Orgânica com estudantes dos cursos técnico em Química e em Informática de uma escola pública federal em Gaspar/SC. O Perfímica é uma adaptação do jogo Perfil da Grow® e, durante a aplicação, os estudantes mostraram-se receptivos e dedicados. Ao término das atividades, os estudantes responderam um questionário sobre o jogo. Em síntese, os estudantes avaliaram positivamente o trabalho em grupo, a interação entre os colegas e a dinâmica do jogo. Assim, foi possível concluir que o jogo Perfímica cumpriu sua intencionalidade, ao equilibrar as funções lúdica e educativa, proporcionando aos estudantes interesse e motivação para a participação sem que o conteúdo fosse esquecido ou menosprezado.

Biografia do Autor

Maria Júlia Pedroso

Graduanda no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Faz parte do Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação, no qual realizou pesquisa sobre "Síntese e caracterização de Bases de Schiff e seus complexos de vanádio: Potenciais metalofármacos contra Trypanosoma cruzi". Atualmente realiza pesquisa sobre Complexos de Cobre e Niquel contendo Bases de Schiff como catalisadores na degradação de azocorantes.

Luiza Gabriela Schlüter, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau) e bolsista PIBIC/CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em polímeros e surfactantes em solução. É membro no Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e no Chemical Research and Application Team (CREATE) no UFSC - Campus Blumenau.

Graziela Piccoli Richetti, Departamento de Ciências Exatas e EducaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau

Licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. De 2014 a 2018 foi professora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionou nos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Química, atuando principalmente nos temas referentes à formação de professores, alfabetização científica e tecnológica e Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Pedroso, M. J., Schlüter, L. G., & Richetti, G. P. (2022). Perfímica: um jogo didático para a revisão dos conteúdos de química orgânica. evista Eletrônica udus cientiae, 6(Contínuo). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3872