Perfímica: um jogo didático para a revisão dos conteúdos de química orgânica

Authors

Abstract

Teaching centered on the transmission of knowledge, by the teacher leads students to perceive Chemistry as an uninteresting and complicated science to learn. However, one possibility of raising interest is through teaching strategies such as didactic games, which enable the active participation of students. The objective of this research included the elaboration and application of the didactic game Perfímica to approach the contents of Organic Chemistry with students from two classes of a federal public institution located in the city of Gaspar/SC. Perfímica is an adaptation of the game Perfil from Grow® and during the application, the students were receptive and dedicated to the activities. After the game, the students answered a survey to express their impressions about Perfímica. In general, the students' evaluation was positive and the highlighted subjects were group work, the interaction between colleagues and the dynamics of the game. In summary, it was possible to conclude that the Perfímica game fulfilled its intention, by balancing the recreational and educational functions, providing interest and motivation for students to participate without forgetting or neglecting the teaching contents.

Author Biographies

Maria Júlia Pedroso

Graduanda no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Faz parte do Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação, no qual realizou pesquisa sobre "Síntese e caracterização de Bases de Schiff e seus complexos de vanádio: Potenciais metalofármacos contra Trypanosoma cruzi". Atualmente realiza pesquisa sobre Complexos de Cobre e Niquel contendo Bases de Schiff como catalisadores na degradação de azocorantes.

Luiza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau) e bolsista PIBIC/CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em polímeros e surfactantes em solução. É membro no Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e no Chemical Research and Application Team (CREATE) no UFSC - Campus Blumenau.

Graziela Piccoli Richetti, Departamento de Ciências Exatas e EducaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau

Licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. De 2014 a 2018 foi professora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionou nos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Química, atuando principalmente nos temas referentes à formação de professores, alfabetização científica e tecnológica e Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Published

2022-12-27

How to Cite

Pedroso, M. J., Luiza Gabriela, & Richetti, G. P. (2022). Perfímica: um jogo didático para a revisão dos conteúdos de química orgânica. evista Eletrônica udus cientiae, 6(Contínuo). etrieved from https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3872