Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar
Resumo
Na era da informação, os jogos digitais vêm ganhando espaço dentro da necessidade de atualização dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se verificar o conhecimento e uso de tecnologias e de jogos educacionais digitais por parte dos profissionais da Educação no ensino, bem como avaliar um jogo digital para a Educação Básica, denominado Pantanal Escolar. A pesquisa foi desenvolvida com 52 profissionais da Educação do Ensino Básico e os dados coletados a partir de um questionário subdividido em 4 seções: Dados profissionais; Conhecimento/uso de tecnologias digitais; Parecer sobre jogos digitais; e Avaliação do jogo. Os participantes afirmaram ter domínio do uso de tecnologias digitais e aplicá-la como ferramenta pedagógica. Ainda, julgaram ser uma prática efetiva nos processos de ensino e de aprendizagem, embora uma pequena porcentagem utilizam jogos digitais com frequência em suas aulas. Por sua vez, a avaliação do jogo educacional digital proposto demonstrou um grande potencial para sua utilização, com uma média de mais de 90% de respostas positivas nos questionamentos aos participantes.
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