Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar

Autores

Resumo

Na era da informação, os jogos digitais vêm ganhando espaço dentro da necessidade de atualização dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se verificar o conhecimento e uso de tecnologias e de jogos educacionais digitais por parte dos profissionais da Educação no ensino, bem como avaliar um jogo digital para a Educação Básica, denominado Pantanal Escolar. A pesquisa foi desenvolvida com 52 profissionais da Educação do Ensino Básico e os dados coletados a partir de um questionário subdividido em 4 seções: Dados profissionais; Conhecimento/uso de tecnologias digitais; Parecer sobre jogos digitais; e Avaliação do jogo. Os participantes afirmaram ter domínio do uso de tecnologias digitais e aplicá-la como ferramenta pedagógica. Ainda, julgaram ser uma prática efetiva nos processos de ensino e de aprendizagem, embora uma pequena porcentagem utilizam jogos digitais com frequência em suas aulas. Por sua vez, a avaliação do jogo educacional digital proposto demonstrou um grande potencial para sua utilização, com uma média de mais de 90% de respostas positivas nos questionamentos aos participantes.

Biografia do Autor

Ismael de Lima, Institto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense / Câmpus Lajeado. Atua como docente nos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Administração e nos cursos de especialização em Educação e saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação para os anos Finais do Ensino Fundamental. É coordenador do projeto de ensino Clube de Ciências e faz parte do grupo de pesquisa NOVEDUC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente na pesquisa, no ensino e na extensão dentro dos seguintes temas: ensino de astronomia, ensino de física, desenvolvimento e uso de TDIC´s na educação, objetos computacionais de aprendizagem, ensino de ciências e recursos educacionais abertos.

Debora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. 

Luciano Carvalho Ayres, Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no eixo de Controle e Processos Industriais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Engenheiro Eletricista (2014) e Técnico em Eletrônica (2009) pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2020). Possui Especialização em Gestão de Projetos pela Uninter (2016). Tem experiência profissional na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Proteção, Medição, Automação e Supervisão de Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica  PPGEEL da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Oliveira, W. C., de Lima, I., Ferrari Barbosa, D. N., da Cunha Müller, G., & Carvalho Ayres, L. (2023). Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3910

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa