Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar

Autores/as

Resumen

En la era de la información, los juegos digitales han ido ganando terreno dentro de la necesidad de actualizar los procesos de enseñanza y aprendizaje. En ese contexto, el objetivo fue verificar el conocimiento y uso de tecnologías y juegos educativos digitales por profesionales de la Educación en la docencia, así como evaluar un juego digital para la Educación Básica, denominado Pantanal Escolar. La investigación se desarrolló con 52 profesionales de la Educación Básica y los datos recogidos de un cuestionario subdividido en 4 apartados: Datos profesionales; Conocimiento/uso de tecnologías digitales; Opinión sobre juegos digitales; y clasificación del juego. Los participantes afirmaron dominar el uso de las tecnologías digitales y aplicarlas como herramienta pedagógica. Aún así, la juzgaron como una práctica efectiva en los procesos de enseñanza y aprendizaje, aunque un pequeño porcentaje utiliza juegos digitales con frecuencia en sus clases. A su vez, la evaluación del juego educativo digital propuesto mostró un gran potencial para su uso, con un promedio de más del 90% de respuestas positivas en las preguntas a los participantes.

Biografía del autor/a

Ismael de Lima, Institto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense / Câmpus Lajeado. Atua como docente nos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Administração e nos cursos de especialização em Educação e saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação para os anos Finais do Ensino Fundamental. É coordenador do projeto de ensino Clube de Ciências e faz parte do grupo de pesquisa NOVEDUC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente na pesquisa, no ensino e na extensão dentro dos seguintes temas: ensino de astronomia, ensino de física, desenvolvimento e uso de TDIC´s na educação, objetos computacionais de aprendizagem, ensino de ciências e recursos educacionais abertos.

Debora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. 

Luciano Carvalho Ayres, Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no eixo de Controle e Processos Industriais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Engenheiro Eletricista (2014) e Técnico em Eletrônica (2009) pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2020). Possui Especialização em Gestão de Projetos pela Uninter (2016). Tem experiência profissional na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Proteção, Medição, Automação e Supervisão de Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica  PPGEEL da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Oliveira, W. C., de Lima, I., Ferrari Barbosa, D. N., da Cunha Müller, G., & Carvalho Ayres, L. (2023). Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3910

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa