Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar

Authors

Abstract

In the information age, digital games have been gaining ground within the need to update teaching and learning processes. In this context, the objective was to verify the knowledge and use of technologies and digital educational games by Education professionals in teaching, as well as to evaluate a digital game for Basic Education, called Pantanal Escolar. The research was developed with 52 professionals from Basic Education Education and the data collected from a questionnaire subdivided into 4 sections: Professional data; Knowledge/use of digital technologies; Opinion on digital games; and Game Rating. Participants claimed to have mastered the use of digital technologies and applied it as a pedagogical tool. Still, they judged it to be an effective practice in the teaching and learning processes, although a small percentage use digital games frequently in their classes. In turn, the evaluation of the proposed digital educational game showed great potential for its use, with an average of more than 90% of positive responses in the questions to the participants.

Author Biographies

Ismael de Lima, Institto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense / Câmpus Lajeado. Atua como docente nos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Administração e nos cursos de especialização em Educação e saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação para os anos Finais do Ensino Fundamental. É coordenador do projeto de ensino Clube de Ciências e faz parte do grupo de pesquisa NOVEDUC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente na pesquisa, no ensino e na extensão dentro dos seguintes temas: ensino de astronomia, ensino de física, desenvolvimento e uso de TDIC´s na educação, objetos computacionais de aprendizagem, ensino de ciências e recursos educacionais abertos.

Debora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. 

Luciano Carvalho Ayres, Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no eixo de Controle e Processos Industriais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Engenheiro Eletricista (2014) e Técnico em Eletrônica (2009) pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2020). Possui Especialização em Gestão de Projetos pela Uninter (2016). Tem experiência profissional na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Proteção, Medição, Automação e Supervisão de Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica  PPGEEL da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2023-12-31

How to Cite

Oliveira, W. C., de Lima, I., Ferrari Barbosa, D. N., da Cunha Müller, G., & Carvalho Ayres, L. (2023). Profissionais da educação: conhecimento e uso de tecnologias educacionais e avaliação do jogo digital pantanal escolar. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3910

Issue

Section

Artigos Científicos de Pesquisa