Contribuições da paródia na disciplina de biologia do ensino médio

Autores

Resumo

O artigo objetiva apresentar resultados de uma pesquisa realizada a fim de se investigar a utilização da paródia musical enquanto metodologia ativa no ensino de Biologia. A pesquisa ocorreu com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral. Os estudantes, organizados em duplas, foram orientados a elaborar suas próprias paródias sobre conteúdos biológicos. Para a construção dos dados da pesquisa, os estudantes participaram de um grupo focal, no qual responderam perguntas relacionadas à atividade vivenciada. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Como resultado da pesquisa, destaca-se que a maioria dos estudantes considerou a metodologia válida e interessante, ressaltando a necessidade de primeiro conhecer o conteúdo para depois elaborar as paródias. Por parte da professora inferiu-se que ela considerou o trabalho fundamental no processo de aprendizagem. Conclui-se o artigo destacando a importância da inserção de atividades lúdicas em aulas, fazendo com que sejam mais dinâmicas e contribuam com o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos.

Biografia do Autor

Maryana Oliveira Azevedo, UFJ

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jatai (UFG - JATAI). Mestre em Biodiversidade e Conservação - Instituto Federal Goiano (IFG - Rio Verde)

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Azevedo, M. O., & Moraes, F. (2023). Contribuições da paródia na disciplina de biologia do ensino médio. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3913

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa