Contribuições da paródia na disciplina de biologia do ensino médio
Resumo
O artigo objetiva apresentar resultados de uma pesquisa realizada a fim de se investigar a utilização da paródia musical enquanto metodologia ativa no ensino de Biologia. A pesquisa ocorreu com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral. Os estudantes, organizados em duplas, foram orientados a elaborar suas próprias paródias sobre conteúdos biológicos. Para a construção dos dados da pesquisa, os estudantes participaram de um grupo focal, no qual responderam perguntas relacionadas à atividade vivenciada. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Como resultado da pesquisa, destaca-se que a maioria dos estudantes considerou a metodologia válida e interessante, ressaltando a necessidade de primeiro conhecer o conteúdo para depois elaborar as paródias. Por parte da professora inferiu-se que ela considerou o trabalho fundamental no processo de aprendizagem. Conclui-se o artigo destacando a importância da inserção de atividades lúdicas em aulas, fazendo com que sejam mais dinâmicas e contribuam com o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).