A vivência na elaboração de jogos e atividades lúdicas na formação inicial de professores de química: em foco, o PIBID

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva proporcionar aos licenciandos uma sólida formação inicial, de forma que estes tenham a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de recursos didáticos, como por exemplo, os recursos lúdicos. Este trabalho relata a vivência da elaboração de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na formação inicial de licenciandas em Química durante sua participação no Pibid. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o diário de campo. Os dados foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Por meio da análise da vivência das bolsistas de Iniciação à Docência durante o processo de planejamento, aplicação e reflexão dos recursos didáticos lúdicos, percebeu-se que essa experiência contribuiu para a construção de uma identidade docente crítica, além do desenvolvimento de conhecimentos científicos, personalidade e criatividade, nas bolsistas de iniciação à docência e nos alunos. Assim, enfatiza-se que se deve manter e ampliar as oportunidades de vivência do desenvolvimento de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na formação inicial de professores, garantindo uma atuação docente diversificada, que leve em conta os recursos didáticos disponíveis para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

icenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC). Foi Coordenadora Geral de Estágios da UFG/Regional Catalão (2012-2014), Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022) e Membro do NDE - Educação do Campo. Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores, Educação Ambiental, Educação do Campo, Abordagens CTS/CTSA, Divulgação Científica e o papel da extensão na formação inicial e continuada de professores

 

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Publicado

15.10.2024

Como Citar

Adams, F. W., & Maria Tavares Nunes, S. (2024). A vivência na elaboração de jogos e atividades lúdicas na formação inicial de professores de química: em foco, o PIBID. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 81–99. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4060

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências