A vivência na elaboração de jogos e atividades lúdicas na formação inicial de professores de química: em foco, o PIBID
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva proporcionar aos licenciandos uma sólida formação inicial, de forma que estes tenham a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de recursos didáticos, como por exemplo, os recursos lúdicos. Este trabalho relata a vivência da elaboração de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na formação inicial de licenciandas em Química durante sua participação no Pibid. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o diário de campo. Os dados foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Por meio da análise da vivência das bolsistas de Iniciação à Docência durante o processo de planejamento, aplicação e reflexão dos recursos didáticos lúdicos, percebeu-se que essa experiência contribuiu para a construção de uma identidade docente crítica, além do desenvolvimento de conhecimentos científicos, personalidade e criatividade, nas bolsistas de iniciação à docência e nos alunos. Assim, enfatiza-se que se deve manter e ampliar as oportunidades de vivência do desenvolvimento de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na formação inicial de professores, garantindo uma atuação docente diversificada, que leve em conta os recursos didáticos disponíveis para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).