Um panorama da utilização do Role Playing Game para o Ensino de Química durante a última década

Autores

Resumo

Este artigo busca investigar o Role Playing Game (RPG) enquanto ferramenta pedagógica para o Ensino de Química a partir de uma revisão sistemática da literatura científica. Para isso, definiu-se como o foco da pesquisa a verificação da abordagem dada ao jogo por pesquisadores e educadores da área, o que se fez por meio de questões norteadoras que avaliaram: i) a fundamentação teórica apresentada pelos autores; ii) os objetivos elencados nas diferentes produções; iii) os métodos de aplicação do RPG no Ensino de Química; e iv) os resultados alcançados pelos pesquisadores. As produções analisadas foram reunidas a partir de três diferentes bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e as plataformas Education Resource Information Center e SciFinder e mostram que, apesar de pouco frequentes, as pesquisas sobre o RPG no Ensino de Química apresentam resultados promissores, na medida em que percebem o jogo como uma ferramenta motivadora que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, do pensamento crítico e da argumentação científica.

Biografia do Autor

Pedro Soares Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS.

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Soares Vasconcellos, P., & Pazinato, M. (2023). Um panorama da utilização do Role Playing Game para o Ensino de Química durante a última década. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4093

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa