Um panorama da utilização do Role Playing Game para o Ensino de Química durante a última década
Resumo
Este artigo busca investigar o Role Playing Game (RPG) enquanto ferramenta pedagógica para o Ensino de Química a partir de uma revisão sistemática da literatura científica. Para isso, definiu-se como o foco da pesquisa a verificação da abordagem dada ao jogo por pesquisadores e educadores da área, o que se fez por meio de questões norteadoras que avaliaram: i) a fundamentação teórica apresentada pelos autores; ii) os objetivos elencados nas diferentes produções; iii) os métodos de aplicação do RPG no Ensino de Química; e iv) os resultados alcançados pelos pesquisadores. As produções analisadas foram reunidas a partir de três diferentes bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e as plataformas Education Resource Information Center e SciFinder e mostram que, apesar de pouco frequentes, as pesquisas sobre o RPG no Ensino de Química apresentam resultados promissores, na medida em que percebem o jogo como uma ferramenta motivadora que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, do pensamento crítico e da argumentação científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).