Escape room covid-19: uma abordagem pedagógica inovadora para o ensino de ciências no ensino fundamental

Autores

  • Eliete Monteiro de Morais Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Valeria da Silva Vieira ifrj

Resumo

O século XXI caracteriza-se por ser uma era marcada pela crescente informatização, onde ocorrem constantes e significativas transformações em todas as áreas do conhecimento. Essas mudanças demandam indivíduos cada vez mais engajados e ativos, capazes de contribuir de forma significativa para o progresso e desenvolvimento da sociedade como um todo. As transformações sociais em curso, impulsionadas pelo progresso científico e tecnológico, nos leva a refletir sobre a necessidade premente de uma renovação no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de ciências, o que pode ocorrer por meio da utilização de metodologias diferenciadas. O objetivo deste artigo, consiste em apresentar um jogo digital no formato de Escape Room, como uma possibilidade de recurso didático inovador para o ensino de ciências, pautado na ludicidade e interatividade, visando despertar e desenvolver o interesse dos estudantes em relação às aulas. A pesquisa adotou como metodologia uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se de um estudo de caso. O processo envolveu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário diagnóstico em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, seguido pela análise dos dados obtidos, e, a construção e aplicação do jogo digital Escape Room: Covid 19. Por fim foi realizada uma análise das experiências observadas pela professora/pesquisadora durante a utilização do jogo. Com base nas conclusões desta pesquisa, foi possível verificar que o uso de um Escape Room como recurso didático no ensino de ciências abriu novas perspectivas para uma educação mais dinâmica e atrativa, pelo fato de proporcionar um ambiente desafiador e motivador promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico. Desta forma o jogo demonstrou ser um recurso promissor para o ensino de conteúdos científicos.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Monteiro de Morais, E., & da Silva Vieira , V. (2024). Escape room covid-19: uma abordagem pedagógica inovadora para o ensino de ciências no ensino fundamental. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 49–66. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4328