Super-Heróis e mangás no ensino de ciências: Reflexões sobre origens e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v9.4981

Resumo

Histórias em quadrinhos de super-heróis e mangás japoneses circulam em diversos meios, desde conversas informais e escolas até estampas de camisa. Como uma mídia bastante popular, as Histórias em Quadrinhos possuem amplas potencialidades, podendo ser usadas na divulgação da ciência, em discussões socioculturais e em diversos conteúdos no contexto escolar. Este artigo busca refletir a respeito da complexidade das histórias em quadrinhos de banca, destacando tanto sua codificação visual e narrativa quanto suas relações históricas com o ensino de ciências. Tentamos desmistificar a ideia de que ler uma história em quadrinho é simples, mostrando que histórias em quadrinhos possuem inter-relações com a ciência além dos conteúdos. Nosso trabalho tem como foco principal os mangás e as editoras Marvel comics e DC Comics, que segundo pesquisas recentes, são usadas no ensino de ciências apenas como aportes de conteúdos. Sobretudo, acreditamos que esse artigo pode fomentar discussões sobre os limites e potencialidades dos quadrinhos de banca no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Francisco de Oliveira Gomes, Universidade Estadual do oeste do paraná - Unioeste

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul e Mestrado em Educação em Ciência e Educação Matemática pelo programa PPGECEM, com foco na linha de pesquisa em ensino de ciências. As pesquisas exploram as relações entre arte, ciências e suas conexões epistêmicas, sociais e históricas. Atualmente, desenvolve seu Doutorado em Educação em Ciência e Educação Matemática pelo programa PPGECEM na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Cascavel (Unioeste).

Claudia Almeida Fioresi , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal. Atualmente, atua como professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza na área de Educação Química e professora colaboradora no PPGECEM- Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Cascavel.

João Fernando Christofoletti, Unioeste - Universidade Estadual do oeste do paraná

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela University of London (2010). Atualmente é professor adjunto D na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos curso de bacharelado e licenciatura Educação Física e no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. 

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

de Oliveira Gomes, J. F., Almeida Fioresi , C., & Christofoletti, J. F. (2025). Super-Heróis e mangás no ensino de ciências: Reflexões sobre origens e linguagem . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 9, 111–128. https://doi.org/10.30691/relus.v9.4981