Super-Heróis e mangás no ensino de ciências: Reflexões sobre origens e linguagem
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v9.4981Resumo
Histórias em quadrinhos de super-heróis e mangás japoneses circulam em diversos meios, desde conversas informais e escolas até estampas de camisa. Como uma mídia bastante popular, as Histórias em Quadrinhos possuem amplas potencialidades, podendo ser usadas na divulgação da ciência, em discussões socioculturais e em diversos conteúdos no contexto escolar. Este artigo busca refletir a respeito da complexidade das histórias em quadrinhos de banca, destacando tanto sua codificação visual e narrativa quanto suas relações históricas com o ensino de ciências. Tentamos desmistificar a ideia de que ler uma história em quadrinho é simples, mostrando que histórias em quadrinhos possuem inter-relações com a ciência além dos conteúdos. Nosso trabalho tem como foco principal os mangás e as editoras Marvel comics e DC Comics, que segundo pesquisas recentes, são usadas no ensino de ciências apenas como aportes de conteúdos. Sobretudo, acreditamos que esse artigo pode fomentar discussões sobre os limites e potencialidades dos quadrinhos de banca no ensino de ciências.
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