Pistas químicas: elaboração e validação de um jogo didático para o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v9.5053

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento e validação do jogo Pistas Químicas, que combina o método do caso e o lúdico no ensino de química geral. Trata-se de um jogo de tabuleiro envolvendo a resolução de casos investigativos, mediante informações nas cartas de pistas coletadas. Destinado aos cursos de nível médio, permite ao professor analisar a aprendizagem dos estudantes, dirimir erros conceituais e introduzir novos conceitos. De natureza qualitativa, descritiva e envolvendo um estudo de caso, seu desenvolvimento ocorreu mediante pesquisa bibliográfica em livros e artigos, e sua validação contou com a participação de docentes, através de questionário analisado por síntese pessoal. Os docentes apontaram que o jogo atende aos critérios de motivação/atenção, relevância, confiança, habilidade/competência, imersão/desafio, competitividade/interação social e impacto na aprendizagem/conhecimento. Consideram que possui regras e objetivos claros, engloba aspectos que possibilitam ao aluno desenvolver capacidades para buscar informações, se comunicar, resolver problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre os conteúdos químicos abordados, apresentando boa jogabilidade, sendo divertido e adequado ao público sugerido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ramos Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do IFRJ, Mestre em Química Inorgânica pela UFRJ e Licenciada em Química pela UERJ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ, mestre em Química Orgânica pela UFF e Licenciada em química pela UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

23.10.2025

Como Citar

Pinheiro, A. R., & Cardoso, S. P. (2025). Pistas químicas: elaboração e validação de um jogo didático para o ensino de química . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 9, 86–110. https://doi.org/10.30691/relus.v9.5053