Pistas químicas: elaboração e validação de um jogo didático para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v9.5053Resumo
O artigo apresenta o desenvolvimento e validação do jogo Pistas Químicas, que combina o método do caso e o lúdico no ensino de química geral. Trata-se de um jogo de tabuleiro envolvendo a resolução de casos investigativos, mediante informações nas cartas de pistas coletadas. Destinado aos cursos de nível médio, permite ao professor analisar a aprendizagem dos estudantes, dirimir erros conceituais e introduzir novos conceitos. De natureza qualitativa, descritiva e envolvendo um estudo de caso, seu desenvolvimento ocorreu mediante pesquisa bibliográfica em livros e artigos, e sua validação contou com a participação de docentes, através de questionário analisado por síntese pessoal. Os docentes apontaram que o jogo atende aos critérios de motivação/atenção, relevância, confiança, habilidade/competência, imersão/desafio, competitividade/interação social e impacto na aprendizagem/conhecimento. Consideram que possui regras e objetivos claros, engloba aspectos que possibilitam ao aluno desenvolver capacidades para buscar informações, se comunicar, resolver problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre os conteúdos químicos abordados, apresentando boa jogabilidade, sendo divertido e adequado ao público sugerido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).