Do tabuleiro à sala de aula: explorando jogos de tabuleiro modernos na formação de licenciandos de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v9.5291Resumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas quanto à participação em um curso de férias presencial sobre jogos de tabuleiro modernos no Ensino de Ciências, realizado em julho de 2023. Para tanto foram aplicados questionários inicial e final; realizada a observação participante e a avaliação de sequências didáticas planejadas para ensino de Ciências, incluindo o uso de jogos de Tabuleiro Modernos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo categorial fundamentada em Laurence Bardin. Os resultados apontaram que a prática de jogar, as discussões sobre a aplicabilidade e as explicações históricas, teóricas e filosóficas do uso de jogos no ensino de Ciências representam aspectos positivos do curso. Destacaram a escassez de disciplinas e cursos que exploram o uso de jogos de tabuleiro modernos na formação inicial. Como forma de aprimoramento sugeriram ampliação de tempo para o curso, abordagem de criação de jogos e aprofundamento dos fundamentos filosóficos que sustentam essa prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).