Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico

Autores

  • Meiridiane Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.660

Resumo

A genética é uma das áreas da biologia em que os alunos demonstram maior grau de dificuldade, por ser complexa e trazer conteúdos de difícil assimilação. O presente trabalho teve como objetivo elaborar o jogo intitulado “Jogando com a genética”, bem como avaliar a eficácia dessa tecnologia educacional no ensino de genética. O jogo informatizado de perguntas e respostas acerca dos principais conceitos de genética foi criado em Microsoft Office Power Point, considerando a essência das metodologias lúdicas. A proposta pedagógica foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do colégio XX. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio de questionários pré-teste e pós-teste e de observações in loco. Verificou-se que os jogos lúdicos associados ao método tradicional de ensino possibilitam entendimento dos conteúdos, participação e interação dos alunos nas aulas.  A pesquisa permitiu caracterizar um novo recurso didático que pode ser reproduzido e usado por outros educadores no ensino de genética.

Biografia do Autor

Meiridiane Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás

Pós-Graduada do Curso de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (ETAEB-ICB-UFG)

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (2007-2010). Possui mestrado em Biologia, modalidade Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal de Goiás (2011-2013). É pós-graduanda a nível de doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PGBM-ICB-UFG). Realiza atividades na linha de pesquisa Genética e Genômica de plantas do Cerrado. Já atuou como professora substituta das disciplinas de Biologia dos tecidos, Histologia dos sistemas orgânicos e Embriologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

ANTUNES, A.M.; SABÓIA-MORAIS, SMT. O jogo Educação e Saúde: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v.5, n.2, p. 55-70, 2010.

AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia cognitiva. Tradução de: Eva Nick, 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

CAMPOS, M.C.C.; NIGRO, R.G. Aquilo que os alunos já sabem. In:______ Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, p.78-97, 1999.

CARVALHO, A. M. P. Referenciais teóricos para análise do processo de Ensino de Ciências. Caderno de pesquisa, São Paulo, n. 96, 1996.

CUNHA, N. Brinquedos, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.

FERREIRA, M.M.; ALMEIDA, M.C.C.; OLIVEIRA, L.J.; ANJOS, H.A.; NASCIMENTO, L.M.M. Tabuleiro Humano: Uma Forma Inovadora de Ensinar Botânica no Ensino Médio. Agroforestalis News, v.1, n.1, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2ª edição, pág. 44, 1975.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

FREITAS, R. P. et al Jogo da queimada: Uma pratica para o Ensino de Genética. Genética na escola, v.6, n. 2, p. 46-53, 2011.

KRASILCHIK M. Prática de Ensino de Biologia. 4° Ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 197p, 2004.

LARA, I.C.M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.

MARTINEZ, E. R. M. et al Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de Genética. Genética na escola, v.3, n. 1, p. 1-3, 2008.

MASCARENHAS, M.J.O; SILVA, V.C.; MARTINS, P.R.P; FRAGA, E.C.; BARROS, M.C. Estratégias Metodológicas para o Ensino de Genética em Escola Pública. Pesquisa em Foco, v. 21, n.2, p.05-24. 2016.

MIRANDA S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, n.168, p.64-66, 2001.

MIRAS, M. O ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C. O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.57- 76

MOREIRA, M. C. A.; SILVA, E. P. Concepções prévias: uma revisão de alguns resultados sobre genética e evolução. In: Evento Regional de Ensino de Biologia. Niterói, 2001, Anais.

NASCIMENTO, M.P.; CRUZ, A.H.S.; SANTOS, R.S.; CINTRA, L.C. Jogos Lúdicos como ferramenta didática para o Ensino de Genética e Biologia Molecular. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, v.7, p.250-271, 2015.

OLIVEIRA, L.P, JUNIOR, H.R e SCHIMIGUEL, J. Ensino de matemática financeira com jogo interativo entre equipes: Um estudo de caso. Experiências em Ensino de Ciências, v.7, n.3, p.2-4, 2012.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação. v.6, n. 2, p 2-10, 2008.

TRIVELATO, S. L. F. Ensino de genética: Um ponto de Vista. São Paulo, Faculdade de Educação, 1988.

VYGOTSKY, L.S. Psicologia pedagógica. Trad.Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ZABALA, A. Concepção de aprendizagem e enfoque globalizador. In:______ Enfoque

globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

28.08.2017

Como Citar

Silva, M. R. da, & Antunes, A. M. (2017). Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.660

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências