Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.660Resumo
A genética é uma das áreas da biologia em que os alunos demonstram maior grau de dificuldade, por ser complexa e trazer conteúdos de difícil assimilação. O presente trabalho teve como objetivo elaborar o jogo intitulado “Jogando com a genética”, bem como avaliar a eficácia dessa tecnologia educacional no ensino de genética. O jogo informatizado de perguntas e respostas acerca dos principais conceitos de genética foi criado em Microsoft Office Power Point, considerando a essência das metodologias lúdicas. A proposta pedagógica foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do colégio XX. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio de questionários pré-teste e pós-teste e de observações in loco. Verificou-se que os jogos lúdicos associados ao método tradicional de ensino possibilitam entendimento dos conteúdos, participação e interação dos alunos nas aulas. A pesquisa permitiu caracterizar um novo recurso didático que pode ser reproduzido e usado por outros educadores no ensino de genética.Referências
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