Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico

Autores/as

  • Meiridiane Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.660

Resumen

A genética é uma das áreas da biologia em que os alunos demonstram maior grau de dificuldade, por ser complexa e trazer conteúdos de difícil assimilação. O presente trabalho teve como objetivo elaborar o jogo intitulado “Jogando com a genética”, bem como avaliar a eficácia dessa tecnologia educacional no ensino de genética. O jogo informatizado de perguntas e respostas acerca dos principais conceitos de genética foi criado em Microsoft Office Power Point, considerando a essência das metodologias lúdicas. A proposta pedagógica foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do colégio XX. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio de questionários pré-teste e pós-teste e de observações in loco. Verificou-se que os jogos lúdicos associados ao método tradicional de ensino possibilitam entendimento dos conteúdos, participação e interação dos alunos nas aulas.  A pesquisa permitiu caracterizar um novo recurso didático que pode ser reproduzido e usado por outros educadores no ensino de genética.

Biografía del autor/a

Meiridiane Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás

Pós-Graduada do Curso de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (ETAEB-ICB-UFG)

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (2007-2010). Possui mestrado em Biologia, modalidade Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal de Goiás (2011-2013). É pós-graduanda a nível de doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PGBM-ICB-UFG). Realiza atividades na linha de pesquisa Genética e Genômica de plantas do Cerrado. Já atuou como professora substituta das disciplinas de Biologia dos tecidos, Histologia dos sistemas orgânicos e Embriologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2017-08-28

Cómo citar

Silva, M. R. da, & Antunes, A. M. (2017). Jogos como tecnologias educacionais para o ensino de genética: a aprendizagem por meio do lúdico. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.660

Número

Sección

Relatos de Pesquisa ou de Experiências