Na “pele” de Sherlock Holmes: em busca de um ensino de química mais investigativo e desafiador
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.722Resumo
Na tentativa de discutir novas perspectivas teóricas-metodológicas do jogo no ensino de ciências, este trabalho tem o objetivo apresentar uma proposta que envolve o uso de casos investigativos (CI) em uma vertente lúdica, com uma adaptação do jogo Scotland Yard, como uma alternativa para ensinar química. Nesse sentido, o artigo traz uma breve revisão tanto sobre o papel dos jogos quanto dos casos investigativos no ensino de ciências, a fim de possibilitar uma reflexão teórica sobre as características e o que vem sendo feito a respeito de cada instrumento. Por fim, é proposto uma discussão de como é possível promover um ensino de químico mais investigativo e desafiador elaborando o jogo Scotland Yard Químico e suas características. É salutar que durante a confecção do jogo é possível fazer diversos debates pertinentes no ensino de ciências, como aspectos filosóficos e históricos e de gênero, em uma abordagem divertida e descontraída.Downloads
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