Na “pele” de Sherlock Holmes: em busca de um ensino de química mais investigativo e desafiador

Autores/as

  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.722

Resumen

Na tentativa de discutir novas perspectivas teóricas-metodológicas do jogo no ensino de ciências, este trabalho tem o objetivo apresentar uma proposta que envolve o uso de casos investigativos (CI) em uma vertente lúdica, com uma adaptação do jogo Scotland Yard, como uma alternativa para ensinar química. Nesse sentido, o artigo traz uma breve revisão tanto sobre o papel dos jogos quanto dos casos investigativos no ensino de ciências, a fim de possibilitar uma reflexão teórica sobre as características e o que vem sendo feito a respeito de cada instrumento. Por fim, é proposto uma discussão de como é possível promover um ensino de químico mais investigativo e desafiador elaborando o jogo Scotland Yard Químico e suas características. É salutar que durante a confecção do jogo é possível fazer diversos debates pertinentes no ensino de ciências, como aspectos filosóficos e históricos e de gênero, em uma abordagem divertida e descontraída.

Biografía del autor/a

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Publicado

2017-08-28

Cómo citar

Francisco, W. (2017). Na “pele” de Sherlock Holmes: em busca de um ensino de química mais investigativo e desafiador. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.722

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa