Concepções e percepções de licenciandos sobre atividades lúdicas em sala de aula

Autores

  • Maisa Helena Altarugio universidade federal do ABC
  • Solange Wagner Locatelli universidade federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.726

Resumo

Diferentemente das pesquisas apresentadas no campo da ludicidade, em que é mais comum encontrarmos análises sobre os efeitos da aplicação de atividades lúdicas, este trabalho focaliza licenciandos que elaboraram e aplicaram uma atividade lúdica, suas concepções, percepções e dificuldades enfrentadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se investiga o caso de oito bolsistas do PIBID de uma universidade federal paulista que, antes e depois de aplicarem um Quiz para alunos de Ensino Médio, responderam a um questionário e posteriormente participaram de uma roda de conversa. Utilizamos como principal referencial teórico das análises, o instrumento desenvolvido por Lima (2015) denominado “Dimensões Lúdicas”, bem como seu aporte para a formação de professores, as “Competências Lúdicas”. Os licenciandos demonstraram fortes preocupações com a aprendizagem de conteúdos e com a participação dos alunos na atividade. Além disso, os bolsistas demonstraram capacidade de perceber e modificar algumas atitudes a tempo de otimizarem os resultados da atividade. A pesquisa reforça a necessidade de uma formação lúdica nos cursos de formação inicial e continuada. 

 

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Publicado

28.08.2017

Como Citar

Altarugio, M. H., & Locatelli, S. W. (2017). Concepções e percepções de licenciandos sobre atividades lúdicas em sala de aula. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.726

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa