Concepções e percepções de licenciandos sobre atividades lúdicas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.726Resumen
Diferentemente das pesquisas apresentadas no campo da ludicidade, em que é mais comum encontrarmos análises sobre os efeitos da aplicação de atividades lúdicas, este trabalho focaliza licenciandos que elaboraram e aplicaram uma atividade lúdica, suas concepções, percepções e dificuldades enfrentadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se investiga o caso de oito bolsistas do PIBID de uma universidade federal paulista que, antes e depois de aplicarem um Quiz para alunos de Ensino Médio, responderam a um questionário e posteriormente participaram de uma roda de conversa. Utilizamos como principal referencial teórico das análises, o instrumento desenvolvido por Lima (2015) denominado “Dimensões Lúdicas”, bem como seu aporte para a formação de professores, as “Competências Lúdicas”. Os licenciandos demonstraram fortes preocupações com a aprendizagem de conteúdos e com a participação dos alunos na atividade. Além disso, os bolsistas demonstraram capacidade de perceber e modificar algumas atitudes a tempo de otimizarem os resultados da atividade. A pesquisa reforça a necessidade de uma formação lúdica nos cursos de formação inicial e continuada.
Citas
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Vol 1/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. Trad. Guido de Almeida. São Paulo: Summus, 1987. Novas buscas em educação, v. 29, p. 139.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92–98, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LAYTER, M.B.; CUNHA, M.B.; FIORESI, C.A.; SILVA, V.M. Análise da avaliação apresentada nos trabalhos de Jogos Didáticos do ENEQ. Anais do I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química - JALEQUIM. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: <https://lequal.quimica.ufg.br/up/405/o/LIVRO_DE_RESUMOS.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017.
LIMA, E.C.C. Concepção, construção e aplicação de atividades lúdicas por licenciandos da área de ensino de ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática). Universidade Federal do ABC. Santo André. São Paulo, 2015.
LOPES, M.G. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2005.
LUNARO, B. A. O lúdico e os Jogos na Educação Infantil. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1974
LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168>. Acesso em: 14 abr. 2017.
MESSEDER NETO, H.S. e MORADILLO, E.F. Motivação e Ludicidade na Aprendizagem de Química: Uma Análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Anais do I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química - JALEQUIM Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: <https://lequal.quimica.ufg.br/up/405/o/LIVRO_DE_RESUMOS.pdf>. Acesso em: 14 abr.2017
OUTRO; AUTOR 1 (2014). Resumo publicado em anais de evento.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SOARES, M.H.F.B. Jogos e Atividades lúdicas para o ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013, 198p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).