Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos

Autores

  • José Ayron Lira dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ricardo Lima Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.741

Resumo

O ensino de química orgânica vem sendo pautado na memorização de representações e procedimentos de modo mecânico. Como alternativa, o uso de jogos didáticos vem sendo implementado como estratégias voltadas a um ensino que propicia o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem ao aluno. Contudo, faz-se necessário a validação do jogo quanto ao atendimento dos propósitos educacionais e lúdicos, além de garantir que o custo e o tempo de fabricação facilitem sua utilização no ensino básico. Este trabalho apresenta os resultados da validação do Jogo dos Palitos (elaborado pelos autores), bem como o estudo de sua acessibilidade à sala de aula. O Jogo dos Palitos pode ser classificado como uma metodologia de baixo custo e que não requer tempo algum para preparo. Do ponto de vista da validação, constatou-se seu êxito na aprendizagem do procedimento de elaborar cadeias carbônicas utilizando fórmula de linhas de ligação, bem como em aplicar as regras da IUPAC para nomear estruturas orgânicas.

Biografia do Autor

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco e curso-técnico-profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (2001). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa e Química orgânica. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de química, é um dos coordenadores do subprojeto PIBID Química - Licenciatura (CAA) UFPE, é vice-coordenador do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC).

Ricardo Lima Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da área de Química Orgânica do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE. Desenvolve trabalhos em ensino de química na área de experimentação e desenvolvimento de jogos educacionais, além de pesquisa com indicadores naturais (antocianinas), sol-gel e PVA.

Referências

ALVES-MAZZOTTI. A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 579-594, 2007.

CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova. v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.

CAVALCANTI, E. L. D; SOARES, M. H. F. B. O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 255-280, 2009.

CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

JOU, G.I.; SPERB, T.M., A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. VOL.19 N.2 Porto Alegre, 2006.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html. Acesso em: 14 de Fevereiro de 2017.

MITRE, S. M.; BATISTA, R.S.; MENDONÇA; J. M.G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, C. P.; MOREIRA; T.; HOFFMANN, L. M A. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13 (Sup 2), p.2133-2144, 2008.

OLIVEIRA, G. M. de.; CAMINHA, I. de O.; FREITAS, C. M. S. M. de. Relações de convivência e princípios de justiça: a educação moral na escola. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 261- 270, jul./dez. 2010.

SOARES, M. H. F. B. . Jogos em Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. 1. ed. Guarapari - ES: Editora Ex Libris, 2008.

SUART, R. C. GOUVÊIA, L. G. Análise das Interações Dialógicas e Habilidades Cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química. Ciência & cognição, v. 19, n. 1, p. 27-46, 2014.

WATANABE, M.; RECENA, C. P. R. Memória orgânica – Um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos. Ciência & cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

Downloads

Publicado

28.08.2017

Como Citar

Anjos, J. A. L. dos, & Guimarães, R. L. (2017). Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.741

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências