Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.741Resumen
O ensino de química orgânica vem sendo pautado na memorização de representações e procedimentos de modo mecânico. Como alternativa, o uso de jogos didáticos vem sendo implementado como estratégias voltadas a um ensino que propicia o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem ao aluno. Contudo, faz-se necessário a validação do jogo quanto ao atendimento dos propósitos educacionais e lúdicos, além de garantir que o custo e o tempo de fabricação facilitem sua utilização no ensino básico. Este trabalho apresenta os resultados da validação do Jogo dos Palitos (elaborado pelos autores), bem como o estudo de sua acessibilidade à sala de aula. O Jogo dos Palitos pode ser classificado como uma metodologia de baixo custo e que não requer tempo algum para preparo. Do ponto de vista da validação, constatou-se seu êxito na aprendizagem do procedimento de elaborar cadeias carbônicas utilizando fórmula de linhas de ligação, bem como em aplicar as regras da IUPAC para nomear estruturas orgânicas.
Citas
ALVES-MAZZOTTI. A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 579-594, 2007.
CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova. v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
CAVALCANTI, E. L. D; SOARES, M. H. F. B. O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 255-280, 2009.
CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
JOU, G.I.; SPERB, T.M., A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. VOL.19 N.2 Porto Alegre, 2006.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html. Acesso em: 14 de Fevereiro de 2017.
MITRE, S. M.; BATISTA, R.S.; MENDONÇA; J. M.G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, C. P.; MOREIRA; T.; HOFFMANN, L. M A. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13 (Sup 2), p.2133-2144, 2008.
OLIVEIRA, G. M. de.; CAMINHA, I. de O.; FREITAS, C. M. S. M. de. Relações de convivência e princípios de justiça: a educação moral na escola. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 261- 270, jul./dez. 2010.
SOARES, M. H. F. B. . Jogos em Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. 1. ed. Guarapari - ES: Editora Ex Libris, 2008.
SUART, R. C. GOUVÊIA, L. G. Análise das Interações Dialógicas e Habilidades Cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química. Ciência & cognição, v. 19, n. 1, p. 27-46, 2014.
WATANABE, M.; RECENA, C. P. R. Memória orgânica – Um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos. Ciência & cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).