JOGO E LISTA DE EXERCÍCIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Claudia Almeida Fioresi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Toledo-PR

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.750

Resumo

A utilização de jogos no ensino de Química tem aumentado nos últimos anos e as pesquisas sobre seu desenvolvimento em sala de aulas têm sido cada vez mais frequentes. Questões de como esse recurso deve ser utilizado em sala de aula, quais as contribuições para as aulas de Química, como este promove um ensino aprendizagem, entre outras são foco de análise dos pesquisadores da área de Educação Química. Na pesquisa que aqui apresentamos utilizamos o método comparativo entre jogo e lista de exercício de modo a compreender as potencialidades destes recursos para revisão de conteúdo. Como metodologia, inicialmente, apresentamos o conteúdo referente à Tabela Periódica para duas turmas de 1º ano do ensino médio. Posteriormente e como metodologia de análise finalizamos o conteúdo com um jogo para uma das turmas e uma lista de exercícios para outra. Os resultados mostraram-se mais satisfatórios para o desenvolvimento do jogo, no que se refere ao número de acertos, interesse e interação dos estudantes durante a realização da atividade.

Biografia do Autor

Claudia Almeida Fioresi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Mestrado em Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Nível- Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.  Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Toledo-PR

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino da Unioeste.

Referências

ANTUNES, C. Jogos Para a Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.

ASTOLFI, J. P.; DELEVAY, M.. A Didática das Ciências. 12ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.

CANDAL, V. M. Rumo a uma nova didática. 13.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

CASTRO, B.J.; COSTA, P.C.F.. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias , n. 6, p. 1-13, 2011.

DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos no aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. Editora: Saraiva, 2003.

FREITAS, E.S.; SALVI, R.F.. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. In: Portal Educacional do Estado do Paraná, 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/894.pdf?PHPSESSID=2009060908175561>. Acesso em: 12 mar. 2016.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1996.

MATTOS, L. A. Sumário de didática geral. 16.ed. Rio de Janeiro, 1981.

OLIVEIRA, A.S.; SOARES, M.H.F.B.. Júri Químico: Uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Revista Química Nova na Escola, n.21, p.18-24, 2005.

SOARES, M.H.F.B. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: EX Libras, 2008.

TESTA, E.; RODRIGUES, L.P.; MOURA, L.S.; O Tradicional e o Moderno quanto à Didática no Ensino Superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, N° 3, s.p. Disponível em: <.itpac.br/hotsite/revista/artigos/ 3/ .pdf > Acesso em: set, 2016.

Downloads

Publicado

04.02.2018

Como Citar

Fioresi, C. A., & da Cunha, M. B. (2018). JOGO E LISTA DE EXERCÍCIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO. evista Eletrônica udus cientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.750

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências