JOGO E LISTA DE EXERCÍCIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.750Abstract
A utilização de jogos no ensino de Química tem aumentado nos últimos anos e as pesquisas sobre seu desenvolvimento em sala de aulas têm sido cada vez mais frequentes. Questões de como esse recurso deve ser utilizado em sala de aula, quais as contribuições para as aulas de Química, como este promove um ensino aprendizagem, entre outras são foco de análise dos pesquisadores da área de Educação Química. Na pesquisa que aqui apresentamos utilizamos o método comparativo entre jogo e lista de exercício de modo a compreender as potencialidades destes recursos para revisão de conteúdo. Como metodologia, inicialmente, apresentamos o conteúdo referente à Tabela Periódica para duas turmas de 1º ano do ensino médio. Posteriormente e como metodologia de análise finalizamos o conteúdo com um jogo para uma das turmas e uma lista de exercícios para outra. Os resultados mostraram-se mais satisfatórios para o desenvolvimento do jogo, no que se refere ao número de acertos, interesse e interação dos estudantes durante a realização da atividade.
References
ANTUNES, C. Jogos Para a Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
ASTOLFI, J. P.; DELEVAY, M.. A Didática das Ciências. 12ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.
CANDAL, V. M. Rumo a uma nova didática. 13.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
CASTRO, B.J.; COSTA, P.C.F.. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias , n. 6, p. 1-13, 2011.
DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos no aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.
FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. Editora: Saraiva, 2003.
FREITAS, E.S.; SALVI, R.F.. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. In: Portal Educacional do Estado do Paraná, 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/894.pdf?PHPSESSID=2009060908175561>. Acesso em: 12 mar. 2016.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1996.
MATTOS, L. A. Sumário de didática geral. 16.ed. Rio de Janeiro, 1981.
OLIVEIRA, A.S.; SOARES, M.H.F.B.. Júri Químico: Uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Revista Química Nova na Escola, n.21, p.18-24, 2005.
SOARES, M.H.F.B. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: EX Libras, 2008.
TESTA, E.; RODRIGUES, L.P.; MOURA, L.S.; O Tradicional e o Moderno quanto à Didática no Ensino Superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, N° 3, s.p. Disponível em: <.itpac.br/hotsite/revista/artigos/ 3/ .pdf > Acesso em: set, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).