histórias de vidro em quadrinhos: o ensino e a divulgação científica de conceitos sobre o vidro

Autores

  • Adriana Yumi Iwata Universidade Federal de São Carlos
  • Karina Omuro Lupetti Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-0808-0677

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.756

Resumo

Iniciativas em divulgação científica são importantes para informar ao público em geral sobre a ciência e seu papel na sociedade. Um dos objetivos da divulgação científica é despertar o interesse e a motivação do público sobre assuntos científicos por meio do lúdico, aliando entretenimento e informação. As Histórias em Quadrinhos (HQs) são uma ferramenta lúdica que pode ser utilizada para informar e ilustrar um conceito científico. Pensando no potencial dessa mídia para a divulgação de ciências, foi elaborada uma HQ em parceria com o CeRTEV – Centro para Pesquisa, Tecnologia e Educação  em Materiais Vítreos, denominada “Histórias de vidro em quadrinhos”. Foram produzidos três números, dos quais o segundo número foi lido e analisado por uma turma de alunos do Ensino Médio (segundo ano) e por uma turma de alunos de graduação e professores em um congresso de Educação em Química. As respostas foram analisadas por meio da análise qualitativa e da análise de conteúdo, e os resultados permitem evidenciar o potencial de divulgação científica presente na HQ.

Biografia do Autor

Adriana Yumi Iwata, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Departamento de Química-UFSCar

Karina Omuro Lupetti, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Química-UFSCar. Diretora do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania?. Ci. Inf., v.25, p. 396-, 1996.

AQUINO, F.F.; FIORUCCI, A.R.; BENEDETTI-FILHO, E.; BENEDETTI, L.P.S. Elaboração, Aplicação e Avaliação de uma HQ Sobre Conteúdo de História dos Modelos Atômicos para o Ensino de Química. Orbital - The Electronic Journal of Chemistry, v. 7, n. 1, p. 53-58, 2015.

ATTWOOD, T. Strategies for Improving the Social Integration of Children with Asperger Syndrome. Autism, v. 4, n. 1, p. 85-100, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENEDICTO, E.C.P. Humor e riso na educação escolar. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2016.

BITZ, M. The Comic Book Project: forging alternative pathways to literacy. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 47, n. 7, p. 574-586, 2004.

BITZ, M.; EMEJULU, O. Creating comic books in Nigeria. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 59, n. 4, p. 431-441, 2016.

BOONE, H. N.; BOONE, D. A. Analyzing likert data. Journal of Extension, vol. 50, n. 2, p. 1-5, 2012.

BURNS, T.W.; O'CONNOR, D.J.; STOCKLMAYER, S.M. Science communication: a contemporary definition. Public Understand. Sci. v.12, p.183-, 2003.

CARTER, H. A. Chemistry in the comics. J.Chem. Educ., v. 66, p.118-, 1989.

CUNHA, L.; CUDISCHEVITCH, C.O.; CARNEIRO, A.B.; MACEDO, G.B.; LANNES, D.; NETO, M.A.C.S. Triatominae biochemistry goes to school: evaluation of a novel tool for teaching basic biochemical concepts of Chagas disease vectors. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 42, n. 4, p. 323-330, 2014.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. 1a ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1989.

FERNANDES, H. L.; SAITO, R. M.; PATRAVICIUS, P.; GOMES, C. I.; BERGAMO, T. F.; MORAES, V.; SANTOS, A. S.; INOUE, V. Y.; PINHEIRO, F. C. GIBIOzine - Revista de divulgação científica e cultural. 9a arte, v. 1, n. 2, p. 34-40, 2012.

GARY, C. B. Connecting through comics: expanding opportunities for teaching and learning. US-China Education Review, 2012.

LIU, J. Effects of comic Ssrips on L2 learner's reading comprehension. TESOL Quarterly, v. 38, n. 2, p. 225-243, 2004.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 1a ed. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

LUPETTI, K.O.; IWATA, A.Y. Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco. Revista Temporis [ação], v.16, n. 2, p. 265-288, 2016.

MC CLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. 1a ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

MC VICKER, C.J. Comic strips as a text structure for learning to read. The reading teacher, v. 61, p. 85, 2007.

NAGATA, R. Learning Biochemistry through Manga - Helping Students Learn and Remember, and Making Lectures More Exciting. Biochemical Education, v. 27, p. 200-203, 1999.

NASCIMENTO, T.G.; JUNIOR, M.F.R. A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. IENCI, v. 15, p. 97-, 2010.

NAVARRO, T.E.M. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de ciências. 2013. 97f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

NÚCLEO JOSÉ REIS. Disponível em: <http://stoa.usp.br/njr/profile>. Acesso em: 20 mar. 2017.

PARK, J.S.; KIM, D.H.; CHUNG, M.S. Anatomy comic strips. Anatomical Sciences Education, v. 4, n. 5, p. 275-279, 2011.

PEREIRA, A.C.C. Utilizando quadrinhos como interface entre matemática e ensino por meio de episódios e sequências didáticas na formação inicial de professores. Revista Temporis [ação], v.16, n. 2, p. 308-328, 2016.

PIERSON, M.R.; GLAESER, B.C. Education and Training in Developmental Disabilities, v. 42, n.4, p. 460-466, 2007.

PORTO, C.M. Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. In: PORTO, C.M.; BROTAS, A.M.P.; BORTOLIERO, S.T. (Org.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, p. 93-122, 2011.

RADDO, P. Teaching chemistry lab safety through comics. J. Chem. Educ., v. 83, p. 571-, 2006.

ROGERS, M.F.; MYLES, B.S. Using Social Stories and Comic Strip Conversations To Interpret Social Situations for an Adolescent with Asperger Syndrome. Intervention in School and Clinic, v. 36, n. 5, p. 310-313, 2001.

ROOZAFZAI, Z.S. The role of comic reading materials in enhancing the ability to read in EFL. i-manager's Journal on English Language Teaching, v. 2, n. 3, p. 7-15, 2012.

TATALOVIC, M. Science comics as tools for science education and communication: a brief, exploratory study. JCOM, v. 8, p.1-, 2009.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma "alfabetização necessária". In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Org.). Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. 4a ed., 2a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

WEITKAMP, E.; BURNET, F. The Chemedian brings laughter to the chemistry classroom. International Journal of Science Education, v. 29, n. 15, p. 1911-1929, 2008.

YORK, J.; STILLER, S. Comics, crowdsourcing and up-votes: EFL on the front page of the Internet. The JALT CALL Journal, v. 9, n. 1, p. 99-112, 2013.

ZIMMERMAN, B. Creating Comics Fosters Reading, Writing, and Creativity. Education Digest: Essential Readings Condensed for Quick Review, v. 74, n. 4, p. 55-57, 2008.

Downloads

Publicado

28.08.2017

Como Citar

Iwata, A. Y., & Lupetti, K. O. (2017). histórias de vidro em quadrinhos: o ensino e a divulgação científica de conceitos sobre o vidro. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.756

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa