PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE USO DE TIRA CÔMICA COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.894

Resumo

O uso de história em quadrinhos (HQ) no ambiente escolar ainda é pouco explorado, provavelmente devido a sua relação com aspectos de humor e ludicidade. Por ter uma linguagem autônoma, unida de aspectos visuais e textuais, as HQs com seus elementos narrativos, são recursos viáveis de serem utilizados neste ambiente e com fins de divulgação científica, viabilizando a compreensão das informações científicas que podem ser exploradas nas mesmas. Assim, foi estruturado um questionário com fins de levantar as percepções dos estudantes do Curso de Química-Licenciatura, investigando a compreensão das informações científicas nela apresentadas e, meios de uso da tira cômica, como gênero textual da HQ no ambiente escolar. De modo geral, mesmo uma parte dos discentes não conseguindo compreender as especificidades científicas presentes na tira cômica, este recurso foi bem aceito por eles, os quais informaram que utilizariam em suas aulas, devido às potencialidades de uso do recurso.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Gomes Catunda Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na área de Formação de Professores com uso de recursos visuais e didáticos no Ensino de Química; uso e produção de Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino de Química; Estruturação de estratégias didáticas para uso de softwares e simulações no Ensino de Química para a Educação Básica e Recursos lúdicos. Coordena o Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (NIPPEQ). Doutora pelo Programa Interunidades em Ensino das Ciências (PIEC) da Universidade de São Paulo participando do LAPEQ (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química - Faculdade de Educação - USP), com pesquisa na área de formação de professores com uso de recursos visuais. Mestra em Ensino de Ciências e da Matemática pela UFRPE com pesquisa sobre uso de FlexQuest sobre Radioatividade e Licenciada em Química pela mesma instituição.

José Osvaldo Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Química com habilitação em Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Experiência como aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e como monitor das disciplinas de Química Geral 1, Química Inorgânica 2 e Metodologia do Ensino de Química 2 na área de formação docente do Centro Acadêmico do Agreste. Atualmente aluno de Iniciação Científica voluntário do Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (NIPPEQ), sob orientação da Profª Drª Flávia C. G. C. Vasconcelos (UFPE). Monitor da disciplina de Metodologia do Ensino de Química 3, Docente bolsista de Matemática do Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE) e Professor de Ciências do Ensino Fundamental II em uma Instituição de Ensino privada localizada no município de Bonito-PE.

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Publicado

04.02.2018

Como Citar

Vasconcelos, F. C. G. C., & Cunha, J. O. S. (2018). PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE USO DE TIRA CÔMICA COMO RECURSO DIDÁTICO. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.894

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa