PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE USO DE TIRA CÔMICA COMO RECURSO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.894Resumen
O uso de história em quadrinhos (HQ) no ambiente escolar ainda é pouco explorado, provavelmente devido a sua relação com aspectos de humor e ludicidade. Por ter uma linguagem autônoma, unida de aspectos visuais e textuais, as HQs com seus elementos narrativos, são recursos viáveis de serem utilizados neste ambiente e com fins de divulgação científica, viabilizando a compreensão das informações científicas que podem ser exploradas nas mesmas. Assim, foi estruturado um questionário com fins de levantar as percepções dos estudantes do Curso de Química-Licenciatura, investigando a compreensão das informações científicas nela apresentadas e, meios de uso da tira cômica, como gênero textual da HQ no ambiente escolar. De modo geral, mesmo uma parte dos discentes não conseguindo compreender as especificidades científicas presentes na tira cômica, este recurso foi bem aceito por eles, os quais informaram que utilizariam em suas aulas, devido às potencialidades de uso do recurso.Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2002.
______. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio; volume 2).
______. Caderno Comunicação e Uso de Mídias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013.
BENEDICTO, E.C.P. Humor e Riso na Educação Escolar: teoria e prática vivenciadas em sala de aula. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2016.
BORGES, F.G.B. Linguagem e História em Quadrinhos: um estudo sobre as competências linguístico-cognitivas da leitura de crianças e adultos. In: Anais do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – V SIGET. Anais... Caxias do Sul – RS, agosto de 2009.
CRUZ, T.M.G.; MESQUITA, N.A.S.; SOARES, M.H.F.B. H’Química - O uso dos quadrinhos para o Ensino de Radioatividade. In: Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013. Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
CUNHA, R.B. Alfabetização científica ou letramento científico? Interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientic literacy. Revista Brasileira de Educação.v.22, n. 68, jan.-mar. 2017, p. 169-186.
Autor 1.
GONICK, L.; CRIDDLE, C. Química geral em quadrinhos. São Paulo: Blucher, 2014.
IWATA, A. Y.; LUPETTI, K. O.; MOURA, A. F. Sigma Pi: Quadrinhos para divulgação e ensino de ciências. In: Anais XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui), Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012.
KAMEL, C.; La ROCQUE, L. As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 6(3), 2006.
KUNDLATSCH, A.; MARQUES, C. A.; SILVA, C. S. Histórias em quadrinhos no ensino de química: análise da contribuição do desenho e da escrita para o processo de ensino-aprendizagem. In: Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2005. Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2005. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0318-1.PDF> Acesso: 02 abr. 2017.
LÓPEZ, A.B. Relaciones entre la Educacion científica y la Divulgación de la Ciência. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de lias Ciencias. 1 (2), p.70-86, 2004.
MARZZOCO, A. & TORRES, B. B. Bioquímica Básica. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
MERÇON, F. O que é gordura trans? Revista Química nova na escola. Vol. 32, Nº 2, Maio, 2010.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 6 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2014.
PESSOA, A. R. O processo de criação de uma história em quadrinhos em sala de aula:
um estudo de caso. Revista Temática. Ano VIII, n. 03 – Março/2012.
PIZARRO, M. V. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências nas Séries iniciais: Estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 2009. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação para à Ciência) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Bauru-SP. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90960/pizarro_mv_me_bauru.pdf?sequence=1>. Acesso: 02 abr. 2017.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2. Ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
ROXAEL, F. R.; DINIZ, N. P.; OLIVEIRA, J. R. S. O Trabalho do Cientista nos Cartuns de Sidney Harris: Um Estudo sob a Perspectiva da Sociologia da Ciência. Revista Química nova na escola. – São Paulo-SP. Vol. 37, Nº Especial 1, p. 68-81, jul. 2015.
SANTOS, W.L.P. Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social? Química Nova. 29 (3), p. 611-620, 2006.
SANTOS, W.L.; SCHNETZLER, R.P. O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola. N. 4, São Paulo, 1996, p. 28-34.
______. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. ver. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
SANTOS, V. J. R. M.; SILVA, F. B.; ACIOLI, M. F. Produção de Histórias em Quadrinhos na abordagem interdisciplinar de Biologia e Química. Revista Novas Tecnologias na Educação – CINTED-UFRGS –. Vol. 10, Nº 3, Dezembro, 2012.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências. Vol. 16, Nº 1, pp. 59-77, 2011.
SCALERI, G. Histórias em quadrinhos, ambiente e cidadania. In: Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Salvador-BA. 1 a 5 set. 2002. Anais... Salvador-BA, INTERCOM 2002. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/congresso2002_anais/2002_NP16SCARELI.pdf > Acesso: 02 abr. 2017.
SILVA, S. D.; SILVA, V. M.; SOARES, A. C. O Cinema e os Quadrinhos: Ferramentas
Alternativas para o Ensino de Química. In: Anais do 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química – 33º EDEQ – Unijuí, Campus Ijuí, 2013.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos e educação popular no Brasil: considerações à Luz de algumas produções. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Muito além dos quadrinhos: análise e reflexões sobre a 9ª arte. São Paulo: Devir, 2009.
VOGEL, M. M.; MARI, C.F. O uso de Temas Químicos Sociais como proposta para o ensino de Química. In: SANTANA, E. (Org.) Tópicos de Ensino de Química. São Carlos; Pedro & João Editores, 2014, p. 37-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).