Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Artigos Científicos de Pesquisa
Artigos científicos (empírico ou teórico): documento inédito oriundo de pesquisa científica. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. São esperados textos com 15 a 25 páginas. Esta seção se divide em:
JOGOS, ATIVIDADES LÚDICAS E APRENDIZAGEM (JAP) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos e atividades lúdicas e que considerem a sua devida relação com as várias teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à conceitos científicos diversos.
JOGOS EDUCATIVO DIGITAIS (JED) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos Educativos digitais e sua viabilidade no ensino das ciências; Aspectos avaliativos do JED que comprovem sua eficácia na aquisição de habilidades cognitivas perante ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, ou ainda; Teorias de aprendizagem relacionados aos Jogos Eletrônicos Digitais.
JOGO, ATIVIDADES LÚDICAS (em geral) E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (JAA) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos e atividades lúdicas e suas relações com os pressupostos teóricos relacionados à avaliação do ensino e da aprendizagem no ensino de ciências.
EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA DO JOGO (EFJ) - Trabalhos de pesquisa que explorem a relação do jogo com a filosofia, pedagogia, sociologia, ou que discutam, de modo aprofundado, a epistemologia e/ou a filosofia do jogo.
Relatos de Pesquisa ou de Experiências
As publicações podem ser do tipo Relatos de Pesquisa (publicação de experiências de pesquisas relacionadas às seções da RELuS, desenvolvidas ou em andamento) ou Relatos de Experiências (publicação de experiências profissionais educativas relacionadas às seções da RELuS, desenvolvidas ou em andamento e que as propostas apresentadas apontem perspectivas críticas para a área de Jogos e/ou Atividades Lúdicas. São esperados textos com 15 a 20 páginas. Esta seção se divide em:
RELATOS SOBRE DIFERENTES ATIVIDADES LÚDICAS (RAL) - Relatos de experiência que descrevam a aplicação de atividades lúdicas em geral, tais como, história em quadrinhos, cordéis, paródias, palavras-cruzadas, escape room, etc. (que não se enquadrem como jogos analógicos ou digitais). Logo, em se tratando de relatos de experiência, os resultados devem ser claros, demonstrando assim, a eficácia ou não da atividade em um determinado contexto educacional.
RELATOS SOBRE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS (RJED) - Relatos de experiência que descrevam a aplicação de Jogos Educativos Digitais no ensino de ciências. Também podem ser enviados relatos que envolvam o uso de jogos em formato de aplicativos móveis.
RELATOS SOBRE JOGOS ANALÓGICOS (RJA) - Relatos de experiência que descrevam a utilização de jogos. No entanto, aqui se consideram jogos analógicos, ou seja, não digitais, por exemplo, jogos de tabuleiros, de cartas, etc.
LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO (LEE) - Trabalhos de pesquisa que considerem a devida relação entre a ludicidade e experimentos laboratoriais.
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Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é original e não foi anteriormente publicado em qualquer outro periódico ou meio físico, ou digital. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).
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