Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Declaro que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por uma outra revista.
- Declaro que o arquivo da submissão está em formato .doc, .docx, ou .odt (Open Document Text). Declaro ainda que o texto não ultrapassa o tamanho de 2MB (incluindo imagens, tabelas, etc).
- Declaro que as URLs para as referências foram informadas quando possível.
- Declaro que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página da Revista.
- Declaro saber que sou o autor responsável pela submissão e que ela representa todos os autores do trabalho (caso haja mais de um autor) e, ao enviar o artigo para a revista garanto ter a permissão de todos para fazê-la.
- Declaro estar ciente que a revisão do texto é de exclusiva responsabilidade dos autores. E, caso seja identificado problema de escrita (textual, gramatical e ortográfica) no texto submetido, concordo que os editores se reservem ao direito de devolver o artigo submetido ao(s) autor(es).
- Declaro estar ciente que a Revista Eletrônica Ludus Scientiae reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação, fazendo assim, a reformulação da linguagem, caso ache necessária.
-
Declaro que as Referências, elemento obrigatório, estão elaboradas de acordo com a NBR 6023/2002. Logo, o manuscrito submetido atende rigorosamente tais exigências.
- Declaro que o artigo submetido não possui mais que cinco (05) autores.
- Declaro que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. Instruções estão disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
-
Declaro que será fornecido o identificador ORCID de cada um dos autores, durante o processo de submissão. O cadastro deverá ser feito no site http://orcid.org. Leia aqui informações sobre o ORCID. - No campo URL pessoal de cada autor deverá ser inserido o link para o Currículo Lattes.
- Declaro que o texto segue as orientações expostas em Diretrizes para Autores.
- Declaro que fiz a inserção dos demais autores(as) (caso hajam) na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Estou ciente que após a submissão NÃO poderei mais inserir NENHUM autor ou autora no artigo. Concordo totalmente que a revista NÃO aceitará, de forma alguma, inclusões de autores após a submissão do artigo pela plataforma, ou seja, a responsabilidade em inserir os autores(as) é EXCLUSIVA do autor(a) que está submetendo o artigo para avaliação.
- Asseguro que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho e estou ciente que a revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas no manuscrito.
Artigos Científicos de Pesquisa
Artigos científicos (empírico ou teórico): documento inédito oriundo de pesquisa científica. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. São esperados textos com 15 a 25 páginas. Esta seção se divide em:
JOGOS, ATIVIDADES LÚDICAS E APRENDIZAGEM (JAP) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos e atividades lúdicas e que considerem a sua devida relação com as várias teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à conceitos científicos diversos.
JOGOS EDUCATIVO DIGITAIS (JED) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos Educativos digitais e sua viabilidade no ensino das ciências; Aspectos avaliativos do JED que comprovem sua eficácia na aquisição de habilidades cognitivas perante ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, ou ainda; Teorias de aprendizagem relacionados aos Jogos Eletrônicos Digitais.
JOGO, ATIVIDADES LÚDICAS (em geral) E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (JAA) - Trabalhos de pesquisa que utilizam jogos e atividades lúdicas e suas relações com os pressupostos teóricos relacionados à avaliação do ensino e da aprendizagem no ensino de ciências.
EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA DO JOGO (EFJ) - Trabalhos de pesquisa que explorem a relação do jogo com a filosofia, pedagogia, sociologia, ou que discutam, de modo aprofundado, a epistemologia e/ou a filosofia do jogo.
Relatos de Pesquisa ou de Experiências
As publicações podem ser do tipo Relatos de Pesquisa (publicação de experiências de pesquisas relacionadas às seções da RELuS, desenvolvidas ou em andamento) ou Relatos de Experiências (publicação de experiências profissionais educativas relacionadas às seções da RELuS, desenvolvidas ou em andamento e que as propostas apresentadas apontem perspectivas críticas para a área de Jogos e/ou Atividades Lúdicas. São esperados textos com 15 a 20 páginas. Esta seção se divide em:
RELATOS SOBRE DIFERENTES ATIVIDADES LÚDICAS (RAL) - Relatos de experiência que descrevam a aplicação de atividades lúdicas em geral, tais como, história em quadrinhos, cordéis, paródias, palavras-cruzadas, escape room, etc. (que não se enquadrem como jogos analógicos ou digitais). Logo, em se tratando de relatos de experiência, os resultados devem ser claros, demonstrando assim, a eficácia ou não da atividade em um determinado contexto educacional.
RELATOS SOBRE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS (RJED) - Relatos de experiência que descrevam a aplicação de Jogos Educativos Digitais no ensino de ciências. Também podem ser enviados relatos que envolvam o uso de jogos em formato de aplicativos móveis.
RELATOS SOBRE JOGOS ANALÓGICOS (RJA) - Relatos de experiência que descrevam a utilização de jogos. No entanto, aqui se consideram jogos analógicos, ou seja, não digitais, por exemplo, jogos de tabuleiros, de cartas, etc.
LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO (LEE) - Trabalhos de pesquisa que considerem a devida relação entre a ludicidade e experimentos laboratoriais.
Declaração de Direito Autoral
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é original e não foi anteriormente publicado em qualquer outro periódico ou meio físico, ou digital. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).