O uso de estratégias didáticas diversificadas na Educação de Jovens e Adultos: aproximando os estudantes dos conteúdos de ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1693Abstract
Apesar de estarmos em pleno século XXI, na maioria das instituições de ensino brasileira o processo de exposição de conteúdos ainda é realizado quase exclusivamente de forma oral e com os conteúdos sendo apresentados apenas na lousa. Essa metodologia tem se mostrado, pelo menos de forma geral no Brasil, pouco efetiva para a aprendizagem dos alunos e no caso específico da modalidade de ensino voltada para jovens e adultos menos eficiente que no ensino regular. Na busca por uma nova forma de ensinar, nesse trabalho é apresentado o resultado do uso de várias atividades lúdicas como objeto de motivação e discussão dos conteúdos de Biologia, Química e Física. Foi possível perceber que esse tipo de experiência estimulou a discussão em torno dos temas e possibilitou a apropriação da linguagem científica pelos participantes, muitas vezes sem a interferência do professor, o que é fundamental para uma aprendizagem dos conteúdos de forma significativa.References
BROUGÈRE, G. A Criança e a Cultura Lúdica: In O Brincar e suas Teorias. Kishimoto T. M. (organizadora). São Paulo: Pioneira,1998.
CLEOPHAS, M. DAS G; SOARES, M. H. F. B (org). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
CURY, C. R. J. Por uma nova Educação de Jovens e Adultos. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Educação de Jovens e Adultos: continuar... e aprender por toda a vida. Boletim, 20 a 29 set. 2004.
FINO, C. N. F. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, no 2, pp. 273-291, 2001. Disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>. Acesso em 20 jun. 16.
FREIRE, P. Pedagogias da autonomia: dos saberes à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KISHIMOTO, T. M. et al., Jogo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHIMOTO, T. M. et al., O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
LOURENÇO, A. A.; PAIVA, A. M. de. Motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, p. 132-141, 2010.
MARANHÃO. D. Ensinar Brincando: A aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. 5 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
RUPPEL, J. F. I.; CORSO, A. M. A pedagogia freinetiana no contexto da educação infantil: um olhar sobre a aula passeio. In: Semana de Pedagogia, 2012, Irati. SEPED, 2012. https://bit.ly/2Oiulv3. Acesso em 19 ago. 2018.
SANTOS, J. O. S.; BARRETO, A. C. F; OLIVEIRA, G. B. A formação docente para a educação de jovens e adultos. In: XII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19266_10582.pdf. Acesso em 19 ago. 2018.
SILVA, A. P. S. G.; PEREIRA, F. A. Pedagogia Freinet: Uma experiência de construção da cooperação em sala de aula em uma escola pública. In: X COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ARFISE: Heterogeneidade, Cultura e Educação, V.1. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001. Disponível em: <https://bit.ly/2Na19BM>. Acesso em 19 ago. 2018.
SODRÉ, M. Reinventando a Educação: Diversidade, descolonização e redes. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SOUSA SANTOS, B. de. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
VEIGA, L. L. A.; CRUZ, F. A. O. O analfabetismo e ações da educação de jovens e adultos pelo mundo: um panorama da realidade atual. In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO, 12, 2017, Catalão. Anais. Catalão: UFG, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/BgYnfi>. Acesso em: 30 mai. 2018.
VEIGA, L. L. A.; DIAS, A. C. L.; CRUZ, F. A. O. Criatividade, ambiente lúdico e ensino de física: uma reflexão em busca do estimulo para o aprendizado. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), CAMPINA GRANDE, PB, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/EUxans>. Acesso em: 30 mai. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).