O uso de estratégias didáticas diversificadas na Educação de Jovens e Adultos: aproximando os estudantes dos conteúdos de ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1693Resumen
Apesar de estarmos em pleno século XXI, na maioria das instituições de ensino brasileira o processo de exposição de conteúdos ainda é realizado quase exclusivamente de forma oral e com os conteúdos sendo apresentados apenas na lousa. Essa metodologia tem se mostrado, pelo menos de forma geral no Brasil, pouco efetiva para a aprendizagem dos alunos e no caso específico da modalidade de ensino voltada para jovens e adultos menos eficiente que no ensino regular. Na busca por uma nova forma de ensinar, nesse trabalho é apresentado o resultado do uso de várias atividades lúdicas como objeto de motivação e discussão dos conteúdos de Biologia, Química e Física. Foi possível perceber que esse tipo de experiência estimulou a discussão em torno dos temas e possibilitou a apropriação da linguagem científica pelos participantes, muitas vezes sem a interferência do professor, o que é fundamental para uma aprendizagem dos conteúdos de forma significativa.Citas
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