JORNADA RADIOATIVA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2307Abstract
No ensino de Química, os jogos estão ganhando evidência como recursos didáticos aplicados no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos e seus conceitos. Para tanto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar as contribuições da utilização de um jogo didático no Ensino do conteúdo de Radioatividade. O jogo Jornada Radioativa relacionou os conceitos de Radioatividade e sua contextualização e foi aplicado em duas turmas de 2º ano do ensino médio, no Colégio de Aplicação da XXXX. Com abordagem metodológica de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizou-se na produção dos dados um questionário semiestruturado, além da observação direta sobre a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a utilização de jogos não é uma prática incomum nas aulas de química dos participantes da pesquisa, porém, é um recurso pertinente e sempre bem-vindo às aulas. O jogo ‘Jornada Radioativa’ contribuiu para a compreensão de conceitos relacionados ao conteúdo de Radioatividade, promovendo o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, oportunizando um ensino significativo do conteúdo de Química.
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvez; Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto Editora. 1994.
CLEOPHAS, M. G.; CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. Afinal de Contas, É Jogo Educativo, Didático ou Pedagógico no Ensino de Química/Ciências? Colocando os Pingos nos “Is”. In: CLEOPHAS, M. G.; SOARES, M. H. F. B. (Orgs.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 2, p. 92-98, 2012.
FRAGELLI, R. R. Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa como uma alternativa ao problema da ansiedade em provas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Vol. 6, Supl. 2, p.860-872, 2015.
GARCEZ, E. S. C.; SOARES, M. H. F. B. Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. RBPEC, 17(1), p. 183-214, 2017.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
LAPA, W.P.F.M.; SANTOS, W.P. Os Jogos e Outras Atividades Lúdicas no Contexto Educacional: o que é preciso para proporcionar atividades que tenham rigor educativo? In: LAPA, W. P. F. M.; SILVA; J. C. S. (Orgs.). Jogos no Ensino de Química: fundamentos e aplicações. Curitiba: CRV, 2018.
LIMA, E.C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A.A.; ARÇARI, D.P. O uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Educação em Foco. N. 11, p. 1-15, 2011.
MOREIS, C. S. A Radioatividade e o Ensino de Química: um tema para debate. Anais. Londrina-PR. EdUEL, 2015.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. Ludicidade, Atividades Lúdicas e Jogos como Instrumentos Mediadores da Aprendizagem de Ciências Naturais. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. (Orgs.). Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.
SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S.; DIB, S. M. F.; MATSUNAGA, R. T.; SANTOS, S. M. O.; CASTRO, E. N. F.; SILVA, G. S.; FARIAS, S. B. Química cidadã. Vol. 2, 3ª ed., São Paulo: AJS, 2016.
SILVA, A. S. F; BEZERRA, T. B. M. S; AQUINO, K. A. S; Estratégia Para o Ensino de Radioatividade na Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa: Um Estudo após um Potencial Período de Obliteração. Anais em Revista Conedu, v. 1, p. 1-10, 2016.
SILVA, P. S. S.; GUERRA, E. C. S. Jogos Didáticos Como Ferramenta Facilitadora no Ensino de Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Campus Inhumas. Curso de Licenciatura em Química, 2016.
SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. 2a. Edição. Goiânia: Kelps, 2015.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. REDEQUIM, v. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.
SUART, R. C.; SOUZA, J. A. Jogos Didáticos no Ensino de Química para a Promoção de Habilidades Cognitivas. In: CLEOPHAS, M. G.; SOARES, M. H. F. B. (Orgs.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. Editora Livraria da Física, São Paulo 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).