A utilização pedagógica do mangá Dr. Stone na perspectiva de professores de ciências naturais

Authors

Abstract

O mangá, uma manifestação cultural contemporânea japonesa, pode ser um recurso didático capaz de potencializar o ensino e aprendizagem das Ciências. Portanto, essa pesquisa visou identificar contextos científicos presentes no mangá Dr. Stone e compreender qual a visão dos professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a sua utilização didática. A metodologia foi a qualitativa e os dados analisados pela Análise de Conteúdo.  Os contextos científicos presentes no mangá que poderiam auxiliar no ensino de Ciências foram elencados em quatro categorias, desdobradas em oito subcategorias. Enquanto, a análise das entrevistas dos docentes sobre o potencial pedagógico desse mangá foi elencada em quatro categorias e indicaram que muitos professores não o conheciam. Entretanto, esses professores depois que conheceram os contextos científicos selecionados, consideram que esse mangá poderia favorecer a apropriação de conceitos científicos em uma perspectiva lúdica, além de propiciar uma discussão sobre diferentes culturas. No entanto, essa percepção não foi unânime, posto que alguns afirmaram que o mangá não seria um material adequado para o ambiente escolar.

Published

2023-12-31

How to Cite

Paulo Henrique da Silva Pau Ferro, Samuel Loubach da Cunha, & Rotta, J. C. G. (2023). A utilização pedagógica do mangá Dr. Stone na perspectiva de professores de ciências naturais. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3767

Issue

Section

Artigos Científicos de Pesquisa