A utilização pedagógica do mangá Dr. Stone na perspectiva de professores de ciências naturais
Resumo
O mangá, uma manifestação cultural contemporânea japonesa, pode ser um recurso didático capaz de potencializar o ensino e aprendizagem das Ciências. Portanto, essa pesquisa visou identificar contextos científicos presentes no mangá Dr. Stone e compreender qual a visão dos professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a sua utilização didática. A metodologia foi a qualitativa e os dados analisados pela Análise de Conteúdo. Os contextos científicos presentes no mangá que poderiam auxiliar no ensino de Ciências foram elencados em quatro categorias, desdobradas em oito subcategorias. Enquanto, a análise das entrevistas dos docentes sobre o potencial pedagógico desse mangá foi elencada em quatro categorias e indicaram que muitos professores não o conheciam. Entretanto, esses professores depois que conheceram os contextos científicos selecionados, consideram que esse mangá poderia favorecer a apropriação de conceitos científicos em uma perspectiva lúdica, além de propiciar uma discussão sobre diferentes culturas. No entanto, essa percepção não foi unânime, posto que alguns afirmaram que o mangá não seria um material adequado para o ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).