Jogo do césio: utilizando jogos didáticos para o ensino de cálculos estequiométricos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.917

Abstract

Os jogos são meios acessíveis para poder tornar uma aula tradicional em uma aula diferenciada, divertida e prazerosa. Esses podem proporcionar uma autoanálise da mediação do conteúdo, por parte do professor, e uma autoanálise da aprendizagem, por parte dos alunos. Buscando uma metodologia diferenciada para mediar os conceitos de cálculos estequiométricos, desenvolveu-se um jogo lúdico educacional nas versões física e digital, denominado Jogo do Césio. Para comprovar sua eficácia e observar a preferência por jogos tradicionais ou digitais, o jogo foi testado e avaliado por alunos de Ensino Médio e também por futuros professores, alunos do curso de Licenciatura em Química. O jogo foi bem avaliado pelos alunos e também pelos futuros professores, mostrando-se uma boa alternativa para ser trabalhado em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maeli Rodrigues de Oliveira Paiva da Hora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. Área: Química. Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

Luiz Fernando Batista Loja, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. Área: Informática. Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista pela Uni-Anhanguera em Gestão de Software, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. Área: Química. Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília.  

References

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 92-98, 2012.

FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: Intersaberes, 2013.

FILHO, E. B.; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J. A. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, p. 88-95, 2009.

GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; COGOGNOTO, L. Tabela periódica - um super trunfo para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 22-25, 2010.

LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; Lima, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Projeto Revista, v. 1, n. 1, p.1-15, 2011.

SANTOS, A. P. B.; MICHEL, R. C. Vamos Jogar uma SueQuímica?. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.

SATURNINO, J. C. S. F.; LUDUVICO, I.; SANTOS, L. J. Pôquer dos elementos dos blocos s e p. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 1-8, 2013.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2004.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia: Kelps, 2013.

Published

2018-09-03

How to Cite

da Hora, M. R. de O. P., Loja, L. F. B., & Pires, D. A. T. (2018). Jogo do césio: utilizando jogos didáticos para o ensino de cálculos estequiométricos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.917

Issue

Section

Relatos de Pesquisa ou de Experiências